PUB

Política

Levantada obrigatoriedade de máscaras em espaços fechados, com exceções

A partir de hoje fica levantada a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços fechados, nomeadamente de atendimento público, salvo exceções como estabelecimentos de saúde, centros de dia e lares de idosos, estabelecimentos prisionais e transporte coletivo.

O anúncio foi feito, esta terça-feira, pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, indicando que “podemos dizer sem receios que tivemos sucesso na gestão da pandemia”, com Cabo Verde a configurar entre os cinco países africanos com maior taxa de vacinação.

Com estas novas medidas, deixa de ser obrigatória a utilização de máscaras em espaços interiores fechados, designadamente de atendimento público.

A exceção se aplica, a estabelecimentos de saúde, públicos e privados, nomeadamente hospitais, centros de saúde, farmácias, clínicas e laboratórios.

Também, em centros de dia e lares de idosos continua a ser obrigatório o uso de máscaras, pela especificidade e vulnerabilidade dos idosos, um dos principais grupos de risco para a covid-19.

Mantém-se, igualmente, a obrigatoriedade de apresentação do certificado de vacinação para viagens inter-ilhas e internacionais com destino a Cabo Verde.

Acesso livre a eventos

Por outro lado, a apresentação do certificado de vacinação ou de teste negativo deixa de ser exigida em atividades culturais, artísticas, recreativas, de lazer, espetáculo e demais eventos.

Em consequência, a realização destes eventos também deixa de estar condicionada à autorização prévia das autoridades sanitárias.

O primeiro-ministro salientou que, embora levantada a obrigatoriedade do uso de máscaras, quando há muito ajuntamento ou quando há uma situação de risco, é “recomendável” o uso de máscaras.

“Devemos lembrar que a pandemia não desapareceu. Ainda existem riscos. Por isso, a maior proteção é a vacinação”, alertou o governante, encorajando as pessoas a tomarem a dose de reforço.

PUB

PUB

PUB

To Top