PUB

Fogo

São Filipe: Inaugurado ecoparque do Alto de Santa Luzia e parque infantil

A população de São Filipe passa a dispor, desde ontem, do ecoparque do Alto de Santa Luzia, nas proximidades do aeródromo de São Filipe, incluindo um fitness park e um parque infantil. 

A primeira fase desta infraestrutura de lazer foi cofinanciada pelo Governo, através do Fundo do Ambiente, e a inauguração foi presidida pela ministra das Infraestruturas, Eunice Silva e pelo presidente da Câmara de São Filipe, Nuías Silva.

“É um exemplo a replicar dada a beleza e ao impacto que tem no visual junto do aeródromo”, destacou Eunice Silva, indicando que é também um espaço de lazer da cidade e, por isso, outros espaços locais e nacionais devem colher projectos desta natureza.

A mesma destacou que o Governo está engajado em parcerias com as câmaras, transferindo recursos, nomeadamente dos fundos do Ambiente e do Turismo.

“Sendo bem aplicado, os recursos impactam e transformam as comunidades e essa transformação deve manter-se para além do local onde foi executado”, disse Eunice Silva.

No que toca ao programa PRRA, que tem várias valências, sendo uma delas a requalificação urbana, dos espaços históricos e de casas, que são executadas directamente pelas câmaras municipais, sublinhando que as actividades que ultrapassam a capacidade técnica das autarquias são executadas pelo Governo.

“Estamos a prever a continuidade do PRRA e há financiadores internacionais que já manifestaram interesses em continuar a apoiar o programa”, disse Eunice Silva, que pediu às pessoas que façam “bom proveito desta infraestrutura que custou dinheiro e que deve ser valorizada”.

Cooperação profícua 

Já o autarca local, Nuías Silva, referiu que se está a inaugurar apenas a primeira fase do ecoparque de Santa Luzia, co-financiado pelo Fundo do Ambiente em mais de cinco mil contos, acrescentando que se trata de um investimento “muitíssimo superior a este valor” e que resultou da “cooperação profícua” da câmara, Governo e organizações da sociedade civil.

“O parque infantil construído de raiz foi financiado por uma igreja evangélica e estamos a mobilizar parcerias para terminar a fase de equipamento das placas para a prática das actividades nas três placas que já foram concluídas”, realçou.

A segunda fase, que é a construção de uma zona de estacionamento e calcetamento das vias de acesso e interna já arrancou, também.

Nuías Silva espera contar com parcerias do Governo para transformar esta zona num “pulmão verde da cidade e num espaço agradável para prática de ginástica com segurança”, lembrando que é uma zona inacessível à habitação por ser uma área de servidão aeroportuária.

 Até final do ano,  Nuías Silva espera ter concluída a segunda fase e ter em fase avançada, ou mesmo concluída, a terceira fase, com a colocação dos equipamentos nas placas e sua disponibilização para prática do desporto.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top