PUB

Santiago

ELECTRA e a Associação dos Media Privados de Cabo Verde firmam parceria para combater roubo de energia

A ELECTRA e a Associação dos Media Privados de Cabo Verde (AMPCV) assinaram, nesta segunda-feira,9, um protocolo de parceria no âmbito do qual as duas instituições desenvolverão projetos e ações, que visam contribuir para melhor informar e sensibilizar os consumidores, sobre a problemática da energia, roubo em particular, e a sustentabilidade de ambas as partes.

“Este protocolo visa implementar uma estratégia de combate às perdas elétricas mas, muito mais do que isso, tem a ver com a sustentabilidade do sector. Nós temos enfrentado este problema de roubo de energia mas, também, não é só sobre esta parte. Pois, há muita eficiência energética do uso da água e nós queremos reforçar a mensagem pedagógica de sensibilização aos nossos consumidores, porque a energia e a água é um bem muito escasso em Cabo Verde e devemos usá-lo da melhor forma”, avançou à imprensa, o presidente do Conselho de Administração da ELECTRA, Luís Teixeira.

Segundo o mesmo, o foco desta parceria será uma mensagem de condenação da prática do roubo de energia, um mal que a empresa enfrenta desde há muito.

“A Electra tem investido muito dinheiro a nível de pessoas, equipamentos, de materiais, de viaturas no combate ao roubo de energia, dinheiro este que deveria estar a ser utilizado em investimento na rede, ou a nível de formação dos técnicos na produção. Por isso, precisamos ganhar este combate”, reforçou.

Luís Teixeira referiu ainda que esta cooperação inclui também a questão de estágios e formações para produção de conteúdos, junto com os Médias Privados de Cabo Verde, uma vez que  “a Electra tem também esta responsabilidade de contribuir para a sustentabilidade dos órgãos de comunicação social, pelo que o protocolo tem também esta vantagem”.

“Informar bem” – Fernando Ortet

Pelo seu turno, o Presidente da AMPCV, Fernando Ortet, avançou que os Medias Privados têm a ganhar, com este protocolo, melhores condições para informar “de forma correcta” o que se passa no país, mas também em relação a todo o processo de produção e distribuição e consumo da energia em Cabo Verde

“Acreditamos também que um cidadão bem informado sobre aquilo que se passa, realmente na Electra, estará em condições de ser mais activo, de poder compreender, quando é necessário, mas também de poder reivindicar, quando necessário”, explicou Fernando Ortet, para quem esta parceria permitirá também melhores condições de sustentabilidade para os órgãos de comunicação privados de Cabo Verde assim como para a Electra.

 “Julgo que que não há sector económico do país que não dependa directa e indirectamente da Electra. É neste sentido que queremos trabalhar juntos, sobretudo no aspecto de bem informar os cidadãos cabo-verdianos, particularmente nos municípios e nas ilhas mais longínquas, onde os Medias Privados têm dificuldades em chegar, dada à sua fraca capacidade financeira”, disse.

Parceria estratégia comum

Considerando o papel de destaque que, tanto a ELECTRA como a AMPCV desempenham nas respetivas áreas de intervenção, as duas instituições consideram que esta parceria é estratégica, tendo em conta a necessidade e importância, para a “melhoria da compreensão da produção, distribuição e consumo da energia e água, enquanto fator fundamental para o desenvolvimento da economia nacional e de Cabo Verde”.

Recorde-se que a AMPCV agrupa 16  órgãos de comunicação social privados nas áreas da imprensa escrita, online, rádio e televisão, assim como detém uma vasta presença nas redes sociais, dispondo de um elevado e reconhecido impacto na comunicação em Cabo Verde.

PUB

PUB

PUB

To Top