PUB

Santiago

Ribeira da Barca: Palestra sobre “Cuidados parentais” marca o início da Semana da Família

Arrancou esta segunda-feira,9, em Ribeira da Barca interior de Santa Catarina, a Semana da Família organizada pela Direcção Geral da Inclusão Social (DGIS), uma iniciativa descentralizada com uma série de actividades com foco nas famílias mais vulneráveis, para assinalar o Dia Internacional da Família celebrado a 15 de maio.

Em entrevista à RCV, a Diretora Geral da Inclusão Social, Fátima Gonçalves, avançou que a Semana da Família visa chamar a atenção das comunidades sobre o impacto que as crises têm tido na vida das pessoas mais vulneráveis.

Assim, a DGIS pretende ao longo desta semana, realizar encontros descentralizados para discutir com os parceiros, as melhores políticas para debelar o impacto da crise mundial que afecta esta camada

 “É importante assinalar esta data não só porque é uma data internacional mas sim para também termos espaços para refletir com os especialistas, com as ONGs, com os governos locais sobre este impacto que esta crise está a ter nas famílias vulneráveis e o que é que podemos juntos fazer para que possamos atenuar estas consequências negativa”, avançou Fátima Gonçalves.

Cuidados Parentais em discussão

De entre os temas escolhidos para a abertura da Semana da Família, hoje, no Espaço Jovem da Ribeira da Barca (edifício da Delegação Municipal) sobressairam aqueles relacionados com os cuidados parentais, nomeadamente “Cuidados parentais e desenvolvimento emocional das crianças/adolescentes (Aldeia SOS)” e  “Cuidados parentais em tempos de crise económica (ICCA)”.

 “Este tema é muito importante e Cabo Verde já foi chamado atenção, sobretudo o ICCA e as Aldeias SOS tem trabalhado esta questão”, justificou Fátima Gonçalves realçando que nos próximos dias, outras questões estarão sob a mesa, com outras associações, nomeadamente a associação Jovem Pela Paz, abarcando a família no seu todo.

A semana da Família organizada pela Direcção Geral da Inclusão Social arrancou esta segunda-feira,9, em Ribeira da Barca, na presença da Secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, da Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro e do Representante da UNICEF.

Para além de palestras, no local estiveram ainda representantes de várias instituições públicas com espaços de informação à comunidade.

Efeméride

O Dia Internacional da Família celebrado anualmente a 15 de maio foi instituído pela Assembleia Geral da ONU para destacar a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil e ainda reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família.

 Chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades e sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família são outras centralidades do Dia Internacional da Família celebrado desde Maio de 1994.

PUB

PUB

PUB

To Top