PUB

Covid-19

Pandemia: Máscaras deixam de ser obrigatórias em Aeroportos e Vôos da UE 

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) informaram, esta quarta-feira, que, a partir da próxima segunda-feira, 16, deixam de recomendar máscaras obrigatórias em Aeroportos e Vôos Europeus.

Num Comunicado-Conjunto divulgado esta quarta-feira, 11 – citado pelo portal jn.pt -, relativo às Viagens Aéreas na União Europeia (UE), em altura de        Levantamento de Restrições relacionadas com a COVID-19, a EASA e o ECDC indicam que vão “retirar a Recomendação de Uso Obrigatório de Máscaras Médicas nos Aeroportos e a Bordo de um Vôo”, embora lembrando que “uma Máscara Facial continua a ser uma das melhores protecções contra a Transmissão” do SARS-CoV-2, nomeadamente, para pessoas mais vulneráveis.

“A actualização do Protocolo-Conjunto sobre Segurança Sanitária na Aviação tem em conta os últimos desenvolvimentos da Pandemia, em particular os Níveis de Vacinação e a Imunidade Adquirida Naturalmente e o Levantamento das Restrições num número crescente de países europeus”, justificam estas Agências da UE.

Em causa estão, então, Novas Recomendações para as Viagens Aéreas na UE sobre o Uso de Máscaras Faciais que deverão entrar em vigor a partir da próxima segunda-feira.

Variações 

Ainda assim, as Regras relativas às Máscaras continuarão a variar por Companhia Aérea para além dessa data, pelo que estas Agências Europeias assinalam que, em Vôos de ou para um destino onde o Uso de Máscaras ainda é necessário nos transportes públicos, deve-se continuar a encorajar o Uso de Máscaras, de acordo com as Recomendações.

Também os passageiros vulneráveis devem continuar a usar uma Máscara Facial, independentemente das

Regras, defendem a EASA e o ECDC, especificando que, nestes casos, deve ser usada uma Máscara do Tipo FFP2/N95/KN95, “que oferece um nível de proteção mais elevado do que uma máscara cirúrgica padrão”.

Nas Directrizes divulgadas esta quarta-feira, está ainda incluída uma “flexibilização das medidas mais rigorosas sobre as operações aéreas, o que ajudará a aliviar o fardo sobre a Indústria, mantendo ao mesmo tempo medidas apropriadas em vigor”, adiantam as Agências da UE.

A Actualização surge numa altura em que as Máscaras Faciais deixam de ser Obrigatórias em muitos Estados-Membros da UE e em que algumas Companhias Aéreas já não o impõem.

Segundo os Dados do ECDC, mais de 325 milhões de pessoas na UE estão totalmente vacinadas contra a COVID-19, enquanto perto de 230 milhões receberam uma Dose de Reforço.

PUB

PUB

PUB

To Top