PUB

Sociedade

Técnicos do Ministério da Agricultura e Ambiente aprendem a usar drones na agricultura

guia 55

Os Técnicos do Ministério da Agricultura e Ambiente, de todas as ilhas, iniciam esta segunda-feira,16, na cidade da Praia, uma formação sobre pilotagem de drones para a agricultura e reflorestação de precisão, ministrada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A capacitação, através do Laboratório de Aceleração (Acelerator Lab), acontece de 16 a 24 de maio, em parceria com o Ministério da Agricultura e Ambiente, conforme nota de imprensa.

A iniciativa visa fomentar a proficiência destes profissionais na utilização de drones para a agricultura, possibilitando-os adquirir habilidades, destreza, confiança e autonomia.

Dos formandos, técnicos do Ministério da Agricultura e Ambiente, de todas as ilhas, espera-se que no final desta formação estejam melhor capacitados para explorar esta tecnologia e operar drones, de forma profícua, em diferentes cenários do contexto cabo-verdiano.

Lançar sementes com drone

A formação é composta por duas vertentes, teórica e prática, sendo que nessa última, os técnicos irão ao terreno lançar sementes, utilizando o drone, uma tecnologia cada vez mais utilizada a nível mundial, para fins agrícolas e florestais.

Conforme a PNUD, esta prática tem-se revelado como uma inovação tecnológica bastante promissora é fundamental para aumentar a produtividade, reduzir os custos operacionais, aumentar a qualidade da colheita, bem como reduzir os riscos de acidentes de trabalho.

Por outro lado, para Cabo Verde, a utilização dessa tecnologia afigura-se como uma solução para se ultrapassar desafios complexos que o país enfrenta, nomeadamente a nível das mudanças climáticas, uma vez que os drones permitem otimizar o processo de reflorestação, visando a preservação do solo e do ambiente e, ainda, podem ser utilizados nas sementeiras, fertilização do solo, pulverização com pesticidas.

O ato de abertura da referida formação está marcado para às 9 horas desta segunda-feira,16, e será presidido pela Diretora Geral da Agricultura Silvicultura e Pecuária, em representação do MAA pela gestora do portefólio da Energia, Ambiente e Alterações Climáticas do PNUD.

PUB

PUB

PUB

To Top