PUB

Economia

Empresários querem criar rota marítima entre o Nordeste brasileiro e Cabo Verde

Ideia é ter uma rota de navegação oceânica de nove dias até Cabo Verde, em navios pequenos, com até 800 toneladas e capacidade para 120 contentores. O arquipélago poderá servir de hub para países do oeste africano. 

O Recife, Brasil, recebeu, pela primeira vez, o Seminário de Oportunidades de Negócios com África, numa iniciativa do Instituto Internacional FEAFRO e da Câmara do Comércio Brasil África. 

Conforme avança o site brasileiro Ne9, entre outras questões, o Seminário abordou a criação de uma nota rota marítima comercial, ligando o Nordeste brasileiro ao continente africano, tendo Cabo Verde como hub.

Ainda segundo a mesma fonte, um grupo de empresários e investidores esteve reunido com o empreendedor Gabriel Araújo, da companhia brasileira Alfa Mares, com o intuito de desenvolver um projeto de logística marítima entre o Nordeste brasileiro e a África Oeste.

A ideia, dizem, é fortalecer o ambiente de negócios para micro, pequenos e médios empresários buscarem a internacionalização, a partir de uma rota de navegação oceânica de nove dias, até Cabo Verde, em navios pequenos com até 800 toneladas e capacidade para 120 contentores. 

Primeiro passo

“O primeiro passo já foi dado. Estamos reunindo um grupo com a finalidade de criar um comitê, envolvendo empresas da iniciativa privada que estiveram conosco aqui no evento, e já se dispuseram e participar desta empreitada. Além disso, vamos buscar outros empresários pernambucanos e também entes da iniciativa pública para que, juntos, possamos lançar esta rota de navegação, a partir deste projeto de logística marítima”, salienta a presidente do Instituto Internacional FEAFRO, Silvana Saraiva.

Já Gabriel Araújo esclarece que a ideia é “movimentar toda a região nordestina e envolver o Norte com uma visão de Atlântico, utilizando Cabo Verde como um hub e dali atingindo outros países da África Oeste como Angola, Nigéria e Senegal”.

Recorde-se que o Instituto FEAFRO possui 17 anos de atuação na criação de novas estratégias para realização de negócios com a África. Já realizou quatro edições da Feafro International Business Fair, em São Paulo – que juntas movimentaram USD 7,5 bilhões.

C/ NE9

PUB

PUB

PUB

To Top