PUB

Santiago

Pescador desaparecido: buscas marítimas devem retomar hoje se condições do mar permitirem

As buscas, via marítima, para encontrar o pescador José Maria Gomes Tavares Moreira, que saiu de casa, em Tira-Chapéu, Praia, para pescar, no passado dia 13, e nunca mais voltou, devem ser retomadas hoje, quarta-feira,18, se as condições do mar forem mais favoráveis, avançou a Guarda Costeira em comunicado.

Isto porque, ontem, terça-feira, só foi possível realizar buscas pela embarcação “Simone” e o seu pescador, mais conhecido por “Djack”, de 61 anos, via aérea, através da aeronave FALCON 50, da marinha francesa.

A aeronave efectuou buscas e patrulhamento pela área Sul de Santiago, entre as 8h30 e 13h33. Ainda que sem sucesso.

Durante a operação, a equipa do FALCON 50 contactou também embarcações que se encontravam próximas.

Desde o dia do alerta, dia 14, que a Guarda Costeira vem efectuando buscas, conforme as condições climatéricas têm permitido.

O caso

 Recorde-se que o alerta foi dado por volta das 11h40, do passado dia 14, quando a Guarda Costeira recebeu uma chamada telefónica do Centro de operações de segurança marítima (COSMAR), informando do desaparecimento de uma embarcação de boca aberta, de nome “Simone”, na zona da Cidade Velha, com um pescador a bordo, de nome José Maria Gomes Tavares Moreira, de 61 anos.

Ainda conforme esclarecimentos da Guarda Costeira, reiterando o que os familiares do pescador haviam avançado ao A NAÇÃO online, o mesmo saiu para a faina no dia 13, por volta das 15h (horário praticado pelo mesmo) com previsão de regresso no dia seguinte, ao nascer do sol. Só que não voltou.

O desaparecimento

Recorde-se que segundo informações avançadas por familiares ao A NAÇÃO online, Djack saiu de casa para pescar, sozinho, no bote, no mar de “Cobom de Figueira”, e era suposto voltar para casa no dia seguinte, por volta das 8h00, “como é de costume”, mas, infelizmente, já tem dias sem aparecer.

“Estamos todos aflitos sem notícias”, lamentaram os familiares.

Djack é casado e pai de seis filhos.  Há um ano atrás, ele havia se perdido no mar e foi resgatado pela guarda costeira perto da ilha do Fogo.

PUB

PUB

PUB

To Top