PUB

Cultura

Andrea Ferro Marques partilha experiência como assessora de imprensa em primeiro livro

Comunicação Organizacional é o título do livro escrito pela jornalista Andrea Ferro Marques, que actualmente exerce funções de Coordenadora do Gabinete de Comunicação Organizacional, no BCV. A obra tem como objetivo partilhar conhecimentos, estratégias e técnicas ao nível da comunicação organizacional interna e externa, do relacionamento com a imprensa e da assessoria de imprensa.

O livro coloca à disposição de estudantes, técnicos de comunicação e assessores de imprensa, os conhecimentos adquiridos na área, ao longo dos seus mais de 20 anos de trabalho, em prol da comunicação em Cabo Verde. 

A autora destaca a importância da comunicação em qualquer organização, com relevo para a necessidade de sintonia entre a comunicação interna e externa das instituições.

“A comunicação interna, para além de informar e formar, tem o desafio de motivar os colaboradores para que estes se sintam integrados na organi­zação e, consequentemente, se tornem mais produtivos. A comunicação externa ocorre quan­do a organização emite informações para fora da mesma, com o objetivo de promover um bom clima junto dos públicos-alvo”, explica.

Nobre tarefa

Na obra, a sua primeira, a solo, Andrea Marques alerta para a importância de se definir nas organizações uma Política de Comunicação, procedi­mentos, garantir profissionais formados e preparados para a “nobre” tarefa de comunicar, par­tilhar e tornar comum.

Um dos contributos é também uma série de entrevistas aplicadas a colegas de profissão, que também partilham as suas experiências e deixam recomendações. 

Contributo inequívoco 

Em nota introdutória da obra, o professor e também jornalista, Daniel Medina, descreve o livro como “uma espécie de partilha com travos de pedagogia e estímulos para os mais jovens que almejam seguir esta sempre inquietante profissão”.

“Um claro contributo inequívoco a nível da academia (investigadores e formandos) e profissional (assessores de imprensa, relações públicas e responsáveis pela comunicação organizacional)”, sublinhou Medina.

O livro está organizado em cinco capítulos, entre os quais “As Organizações como Fontes de Informação e de Notícias”, “A Comunicação Organizacional” e o “Relacionamento entre as organizações e os Media”.

Para a sua efetivação, a autora entrevistou colegas de profissão, com intuito, segundo disse, de “projetar uma ideia viva da prática de assessoria de imprensa em Cabo Verde”.

Biografia

Andrea Ferro Marques é mestre em Jornalismo Económico e Informação Financeira e licenciada em Ciências da Comunicação.

Atualmente é coordenadora do Gabinete de Comunicação Organizacional do Banco de Cabo Verde, mas exerceu também as funções de assessora de imprensa do Presidente da Assembleia Nacional e no Ministério da Economia.

Como jornalista, trabalhou na Rádio Internacional Deutsche Welle, departamento de Língua Portuguesa, na Alemanha, e na Rádio de Cabo Verde.

Iniciou a sua carreira na Rádio Comercial de Cabo Verde, tendo colaborado com os jornais “O Cidadão”, “Horizonte” e a Rádio Educativa.

PUB

PUB

PUB

To Top