PUB

Cultura

Festival da Gamboa começa hoje: artistas nacionais em destaque

 A 28ª edição do Festival da Gamboa marca a retoma do certame dois anos após interrupção devido à Covid-19. Artistas nacionais assinalam o retorno deste já consagrado festival que vai ser o último na praia da Gamboa. Esperam-se dois dias de muita animação e sabura, como há muito não se vive na Praia.

Organizado numa corrida contra-o-tempo, a 28ª edição do Festival da Gamboa acontece em jeito de contenção de despesas. Orçado em 15 mil contos, a Câmara Municipal apostou num cartaz nacional para os dias 20 e 21 de Maio, “sem perder qualidade” em termos de actuação e performance de palco.

Trata-se, segundo Jorge Garcia, vereador da cultura, de um festival para diversos públicos, gostos e géneros musicais, com artistas nacionais consagrados e de carreira internacional consolidados, além de novos nomes e talentos emergentes.

 Artistas de sucesso 

Tranka Fulha, Jennifer Dias, Garry, SOS Mucci, Zé Espanhol, Indira, Ga da Lomba, Lo e Sandro, Nunaus e de Zeca de Nha Reinalda, um dos dois homenageados do festival, vão subir ao palco da Gamboa na sexta-feira, 20.

No sábado, a inconfundível Élida Almeida e Soraia Ramos são as estrelas do dia. Leo Pereira, Tony Fika, Gama, Boy Game, Bodon e Cabo Verde Show também actuam no segundo e último dia do Gamboa, que teve a duração reduzida de três para dois dias.

Muitos dos artistas em cartaz são, actualmente, os mais ouvidos nas plataformas digitais e rádios e fazem sucesso entre o público nacional e internacional. A partir de hoje, 19, todos os artistas estarão no país, como assegurou o vereador Jorge Garcia.

Este ano não haverá o tradicional Gamboa Jovem, devido à limitação de orçamento, mas a edilidade garante que estarão no terreno tendas de informações sobre a Covid-19 e outras doenças.

 Deslocalização festival 

Esta edição será a última organizada na Praia da Gamboa devido a construção do empreendimento “Gamboa Plaza”, obrigando a deslocalização do festival para outro sítio. Quebra Canela e São Francisco estão entre as alternativas. 

“Gamboa já se afirmou como marca, o que permitirá que seja deslocalizado para qualquer lugar, mantendo a mesma originalidade e o mesmo nome”, avançou Jorge Garcia.

Gamboa 2022 homenageia Zezé e Zeca di Nha Reinalda

A edição deste ano do Festival da Gamboa homenageia os ícones do funaná Zezé e Zeca di Nha Reinalda, dois irmãos que ajudaram a outorgar o grande desenvolvimento ao funaná de nível estilizado, desde que surgiram na segunda metade da década de 1970. Ambos têm dedicado a vida à música seja em dupla, seja em grupos ou a solo.

José Bernardo Dias Fernandes, o Zéze, e Imanuel Dias Fernandes, o Zeca, ambos de Nha Reinalda, além de intérpretes, também são compositores. Nas suas composições não faltam teor crítico de forma contundente sobre os assuntos que afectam ou afectaram o povo das ilhas.

A homenagem à dupla acontece, segundo o vereador Jorge Garcia, como reconhecimento por tudo que tem feito pela afirmação e configuração do género funaná.

A riqueza lírica e rítmica e intemporalidade e sobriedade das composições de relevância social e de crítica política justificam a homenagem aos irmãos, filhos de Nha Reinalda, segundo a Câmara Municipal da Praia.

PUB

PUB

PUB

To Top