PUB

Saúde

Varíola dos macacos: Cabo Verde em vigilância 

Cabo Verde está em vigilância para identificar e reportar eventuais casos de varíola dos macacos. As estruturas de saúde do país e os serviços de vigilância já estão atentos, garante o ministro de saúde, Arlindo do Rosário.

Com o mundo a reportar casos de varíola dos macacos, Cabo Verde mantém-se em alerta para identificar eventuais infeções no país. Segundo Arlindo do Rosário, as estruturas de saúde estão atentas às recomendações da OMS, bem como os serviços de vigilância interna e nos pontos de entrada.

Neste sentido, conforme faz saber o diretor dos serviços de vigilância do Ministério da Saúde, Domingos Teixeira, o país segue com “muita atenção” os casos reportados no mundo, sendo que Cabo Verde está atento ao surgimento de quadros com sintomas similares.

Preparado

O mesmo diz ainda que o país está preparado para dar o “devido seguimento”, apesar da baixa transmissibilidade da doença.

Recorde-se que vários países da Europa já relataram casos, nomeadamente Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido, Bélgica, etc., com os casos a ultrapassarem os cem.

A varíola dos macacos pode transmitir-se de animais para humanos, mas também de pessoa para pessoa através de goticulas respiratórias, contacto com fluidos corporais ou feridas, roupas e lençóis contaminados.

Os contaminados podem apresentar febre, dor de cabeça, dores musculares e erupções na pele.

PUB

PUB

PUB

To Top