PUB

Boa Vista

“Moron” que “faz chover” rebuçados e dinheiro para as crianças volta a João Galego

A zona de João Galego, norte da Boa Vista, retomou nesta quinta-feira,26, as comemorações da festa centenária “moron”, da família Ascensão. A tradição é distribuir rebuçados e dinheiro às crianças numa quinta-feira, 40 dias depois da Páscoa.

O último festejo de “moron” ocorreu a 30 de Maio de 2019, antes da pandemia. Com a retoma, a população da zona de João Galego voltou a festejar a tradição que “faz chover” rebuçados e dinheiro para as crianças.

À Inforpress, Pedro Mangala, o ‘mordon’ da festa, que é a pessoa mais velha da família Ascensão, explicou que o “moron” calha sempre numa quinta-feira e é móvel, porque é agendado 40 dias após a Páscoa.

Tradição de várias gerações

O início do festejo tem como ponto de partida a casa dos avós de Pedro Magala, na Rua Direita. Dali seguem ao lado de tamboreiros e violeiros que acompanham três homens que seguram um pau centenário do “moron”, enfeitado com flores e plantas.

Neste percurso pela rua principal de João Galego, as pessoas da zona e os visitantes juntam-se nas portas das residências e pelo caminho atiram-se rebuçados e dinheiro para as crianças, que os disputam ao longo do trajecto.

Pedro conta que desde criança festeja “moron” com os seus avós, tradição que teve origem na sua família, legado que os parentes falecidos passaram para outras gerações.

Continuar a passar este testemunho

E apesar de desconhecer os detalhes desta tradição, garantiu que faz questão de continuar a passar este testemunho aos mais novos que, hoje em dia, recebem rebuçados e dinheiro, no lugar do doce de coco, antes distribuído.

Magala explicou ainda que na caminhada se distribui dinheiro e rebuçados até chegar no lugar onde se fixa o pau centenário do “moron”, com uma bandeira.

Depois de algumas brincadeiras com as crianças no mesmo sítio, os festeiros voltam a fazer o mesmo percurso e os mais velhos, dirigem-se para as casas dos outros ‘mordons’ ao som do tema: “Moron um te espera k bo te xega no céu pa no ba festeja san jon. Moron do espírito santo, Deus te leva em salvamento”. Uma música antiga que faz parte da tradição.

Esta tradicional festa de João Galego, Boa Vista, termina 15 dias depois com a retirada do “moron” que é guardado para o ano seguinte.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top