PUB

Desporto

Ricardo Gomes bate recorde e é eleito melhor jogador/marcador da Superliga Sérvia 

Com 38 golos marcados, o jogador cabo-verdiano Ricardo Gomes foi considerado o melhor jogado/marcador da Superliga Sérvia. O avançado bateu o recorde do clube que pertencia ao sérvio Mateja Kežman com 35 golos, desde 1999.

Ricardo Gomes conquistou assim dois troféus, esta época, na sala de troféus do Estádio do Partizan de Belgrado: a Copa Kolet, que é apresentada ao melhor jogador da Superliga Sérvia, bem como o troféu “Slobodan Santrac”, que a Associação de Futebol da Sérvia (FSS) entrega ao melhor marcador.

O troféu “Slobodan Santrac” foi entregue ao internacional cabo-verdiano por Nenad Santrac, filho do lendário avançado do Partizan e da seleção da ex-Iugoslávia.

O jogador, natural do Sal, entrou para a história do clube e passou a pertencer ao “Club 100″, que distingue os jogadores com mais de 100 jogos pelo Partizan.

Outras conquistas

O currículo de Ricardo Gomes é extenso. Entre outros feitos, o avançado internacional cabo-verdiano, havia sido eleito futebolista do ano da II Liga Portuguesa em 2018, numa distinção que foi promovida pela Associação de Jornalistas do Desporto (CNID). 

Depois dessa excelente conquista ao serviço do Nacional da Madeira, Ricardo Gomes assinou em Junho, do mesmo ano (2018), pelo Partizan de Belgrado, da Sérvia, para um ano depois reforçar o Al Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos, com um contrato de três temporadas. 

Aliás, em 2019, juntamente com Ryan, Ricardo Gomes, conquistou a Supertaça dos Emirados Árabes Unidos ao serviço do Sharjah FC.

Entretanto, representou ainda o Ittihad Kalba F.C da Arabian Gulf League e o Erzurum BB da Turquia  por empréstimo do Al Sharjah.

Em Junho de 2021, o internacional cabo-verdiano, regressou à Servia e ao Partizan de Belgrado, onde se encontra actualmente.

Saída da selecção

Recentemente, em Setembro de 2021, tomou a decisão em abandonar a seleção nacional, nas vésperas da recepção dos Tubarões Azuis à Nigéria.

Nas redes sociais, Ricardo Gomes explicou os motivos que o levaram a tomar aquela atitude.

“Para quem conhece as viagens da Sérvia para Cabo Verde ou outro país africano onde joga a nossa seleção têm uma longa duração (…), no entanto, durante estes anos tenho sempre honrado as convocatórias, mesmo em situações em que profissionalmente seria aconselhável recusar ou abdicar temporariamente da nossa seleção, colocando a nossa seleção acima das minhas ambições pessoais e profissionais (…)”, justificou na altura.

Contudo, prosseguiu o jogador, “(…)hoje (04.09.2021) após o treino coletivo para a partida contra a seleção da Nigéria, ficou claro que a minha ajuda de momento é dispensável, já que, não obstante a longa viagem feita desde a Sérvia, ficou claro que para a equipa técnica não conto para a primeira e nem para segunda equipa”.

“De realçar que no referido treino foi feito duas equipas sendo que fiquei de fora das duas. Ora, tendo em conta a minha idade e bem como todos os constrangimentos com as viagens para representar a nossa seleção, entendo que não fazendo parte da escolha da equipa técnica da nossa seleção, não faz sentido continuar a fazer parte da nossa seleção (…)”, argumentou. 

Na altura, uma recuperação gradual de uma lesão estaria em causa, e o treinador Bubista disse que o seu comportamento havia sido “um desrespeito total” para “com a equipa técnica, médica, pelos colegas e para o próprio país”. 

Ouvido pela RCV o mesmo disse ainda que quando um jogador abandona uma equipa é por “falta de espírito de equipa e de comprometimento”.

Perfil

Recorde-se que o salense Ricardo Gomes, iniciou na equipa de juniores do Batuque, de São Vicente, e em Portugal passou pelo Vizela, Vitória de Guimarães e o Nacional da Madeira.

O jogador fez a sua estreia na seleção de Cabo Verde em Maio de 2015, na vitória frente à seleção de Portugal por 2-0.

Ricardo Gomes foi utilizado em 16 jogos e marcou quatro golos ao serviço dos Tubarões Azuis. 

PUB

PUB

PUB

To Top