PUB

Boa Vista

Ilha das Dunas: Provedor da Justiça defende Hospital Regional com urgência

O Provedor da Justiça, José Carlos Delgado, defendeu, esta terça-feira, que se deve pensar, com urgência, na elevação da delegacia de saúde da Boa Vista à categoria de Hospital Regional, com todas as valências, para evitar evacuações médicas para outras ilhas.

O Provedor de Justiça, que deu início, esta terça-feira, 31, a uma visita de três dias à ilha da Boa Vista, lançou este repto, em declarações à imprensa, antes de se encontrar com forças vivas da ilha.

Esse responsável chegou a esta conclusão após visita àquela estrutura de saúde e encontro com o Delegado de Saúde local.

Segundo disse, trata-se de uma premência urgente, que deve ser analisada em todas as suas valências, no sentido de evitar evacuações para outras ilhas, nomeadamente, Santiago e São Vicente.

“Isto seria um grande ganho para a ilha, que é turística, e também para os cidadãos da Boa Vista, que merecem ter cuidados especializados. Existe, na unidade de saúde, por exemplo, equipamentos para estomatologia, fisioterapia, mas não há especialistas para estes trabalhos”, analisou.

Bloco operatório

Ainda neste sector, o responsável apurou ser também necessário concluir o bloco operatório, que teve início desde 2019, e diminuir a grande demanda de evacuações de grávidas com complicações.

“Se se quer que a Boa Vista se desenvolva e que se tenha uma ilha turística, há que se criar condições em matéria de saúde, para que as pessoas possam sentir-se seguras” desafiou.

Condições de trabalho dos viveiristas

A par da saúde, José Carlos Varela visitou também as instalações do Ministério da Agricultura, tendo frisado, em encontro com o Delegado da área, a necessidade de melhorar as condições para as pessoas que trabalham nos projectos de perímetros florestais, auferindo salário abaixo dos 250$ por dia, assim como acontece no Planalto Leste, em Santo Antão.

Neste quesito, mostrou-se, por outro lado, satisfeito com o anúncio de elevação para salário mínimo nacional, no orçamento de estado de 2023, com a inscrição, também, no sistema de previdência social.

Proteção de crianças

A montagem do Centro de Dia para resolver o problema de crianças na rua na Boa Vista, e a execução da sentença do tribunal para pagamento de pensão alimentícia foram outros assuntos que estiveram em pauta, em visita ao Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top