PUB

Política

Presidente da República não vai à Cimeira da CEDEAO por razões financeiras

Os chefes de Estado e de Governo da CEDEAO reúnem-se, no dia 04 de Junho, em Acra, Gana, em cimeira extraordinária. Evento do qual o Presidente da República cabo-verdiano, José Maria Neves vai estar ausente por “razões logísticas e financeiras”.

A informação foi avançada pela Presidência da República, em comunicado de imprensa.

Por razões “logísticas e financeiras”, Cabo Verde estará representado na cimeira de Acra pelo embaixador extraordinário e plenipotenciário de Cabo Verde na República da Nigéria, Belarmino Silva.

Temas

Na reunião, segundo a mesma fonte, estarão sobre a mesa temas relacionados com a situação no Mali, Guiné-Concacry e Burkina Faso, que se confrontam com crises políticas, e foram palcos de golpes de Estado desde Agosto de 2020.

A partir desse período, a CEDEAO tem pressionado as juntas militares, agora no poder, para que devolvam o poder aos civis, tendo suspendido estes três países das suas instâncias.

Em 09 de Janeiro de 2022, a organização decidiu impor medidas mais severas contra o Mali, depois de os militares terem declarado a sua vontade de estarem à frente do país nos próximos anos, quebrando assim o compromisso de organizar eleições em Fevereiro deste ano.

Os três países em causa na África Ocidental, governados por soldados após golpes de Estado, estão suspensos dos órgãos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top