PUB

Cultura

Lisboa: José Luiz Tavares lança novo livro escrito em criolo e com sátira inspirada em figuras reais

O Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, acolhe na tarde desta sexta-feira,3, o lançamento do livro “E ka Lobu ki Fase – tratadu di grandeza i mizéria di pátria kabuverdi” da autoria do escritor cabo-verdiano José Luiz Tavares. O lançamento ,a cargo de Apolo de Carvalho está marcado para as 18 horas.

Conforme nota de imprensa, esta obra, a primeira de José Luiz Tavares totalmente escrita numa das variantes do crioulo, traz sátiras inspiradas nas personagens e figuras conhecidas de Cabo Verde, na área da política, social, cultural e intelectual, incluindo o seu autor.

De acordo com a sua sinopse, “E ka Lobu ki Fase – tratadu di grandeza i mizéria di pátria kabuverdi” utiliza técnicas da tragédia grega, entre as quais o uso omnisciente do coro, em versos rimados e metrificados, trazendo “delirantes reflexões sobre as feridas da pátria”.

No entanto, não se trata de uma tragédia “estando mais próxima da sátira, se não moralista, pelo menos comportando certos aspectos edificantes”, segundo a mesma fonte.

As ilustrações presentes no livro, de cerca de 400 páginas, são “recriação visuais” do artista plástico Tchalé Figueira.

O lançamento a cargo de Apolo de Carvalho está marcado para as 18 horas desta sexta-feira,3, no CCCV.

Sobre o autor

 José Luiz Tavares nasceu a 10 de Junho de 1967, em Tarrafal de Santiago, Cabo Verde e estudou literatura e filosofia em Portugal, onde vive.

 Na literatura conta com dezenas de livros escritos e publicados entre Cabo Verde, Portugal, Brasil, Angola e Colômbia, sobre assuntos diversos.

Estas obras renderam-lhe os seguintes prémios: Prémio Revelação Cesário Verde, CMO 1999; Prémio Mário António de Poesia, Fundação Calouste Gulbenkian (2004); Prémio Jorge Barbosa, Associação de Escritores Cabo-verdianos (2006); Prémio Pedro Cardoso, Ministério da Cultura de Cabo Verde (2009); Prémio de Poesia Cidade de Ourense (Espanha, 2010); Prémio BCA/Academia Caboverdeana de Letras (2016).

Por três vezes consecutivas (2008, 2009 e 2010) recebeu o Prémio Literatura para Todos do Ministério da Educação do Brasil, por livros destinados a neo-leitores jovens e adultos; Prémio Vasco Graça Moura /Imprensa Nacional Casa da Moeda (2018).

Traduções 

Os seus poemas estão traduzidos para inglês, espanhol, francês, alemão, neerlandês, italiano, catalão, letão, finlandês, russo, mandarim e galês.

O autor já traduziu Camões, Pessoa e João Cabral de Melo Neto para a língua cabo-verdiana. Alguns livros seus estão incluídos no Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde e Portugal.

José Juiz Tavares um dos escritores mais premiados da literatura cabo-verdiana é membro da Academia Cabo-verdiana de Letras e fez parte do júri do Prémio Camões em 2017 e 2018. Em 2018 foi distinguido na categoria Cultura na gala Somos Cabo Verde.

PUB

PUB

PUB

To Top