PUB

Mundo

Itália alerta: Já começou a “Guerra Mundial do Pão”

Imagem: Época Negócios - Globo

O ministro Italiano dos Negócios Estrangeiros, Luigi di Maio, alerta que já começou “a Guerra Mundial do Pão”, com o bloqueio de Cereais na Ucrânia e o consequente “risco de novos conflitos em África”.

“A Guerra Mundial do Pão’ já está em marcha e temos de a parar. Arriscamo-nos a ter Instabilidade Política em África, a haver proliferação de organizações terroristas, a ter golpes de Estado. É isto que pode produzir a Crise dos Cereais que estamos a viver”, alertou, sábado, Di Maio,citado por jn.pt.

A Ucrânia, País do Leste Europeu, em Guerra desde 24 de Fevereiro, quando foi atacado, militarmente, pela Rússia, é um dos maiores produtores mundiais de Cereais e Fertilizantes Agrícolas, que exportava para todo o Planeta, sendo estas produções fundamentais para a Segurança Alimentar em Regiões como o Médio Oriente e o Norte de África.

O bloqueio dos produtos Ucranianos, por causa da Guerra, está a dificultar ou mesmo a impedir o acesso aos Cereais por parte de Países Vulneráveis.

O ministro italiano disse que tem de haver “um Acordo de Paz o mais depressa possível, que abranja os cereais”.

“Há 300 milhões de toneladas de Cereais bloqueadas nos Portos Ucranianos, pelos Barcos de Guerra Russos”, disse Luigi di Maio, acrescentando que “estamos a trabalhar para que a Rússia desbloqueie a Exportação de Trigo desde os Portos Ucranianos, porque corremos o risco, neste momento, de estalarem guerras novas em África.

O chefe da Diplomacia Italiana lembrou que haverá uma “primeira sessão de diálogo” com os Países do Mediterrâneo sobre a Segurança Alimentar”, no dia 8 deste mês, e que Itália vai trabalhar junto de Países como a Alemanha, Turquia, França e “muitos outros”, para alcançar o objectivo de desbloquear o Trigo que está na Ucrânia.

Mediação

Itália ofereceu-se há alguns dias para desminar os Portos Ucranianos e criar “Corredores Marítimos” para o transporte de Trigo.

Aliás, o Primeiro-Ministro Italiano, Mario Draghi, falou por telefone com o Presidente Russo, Vadimir Putin, para lhe pedir o Desbloqueio da Exportação de Cereais a partir da Ucrânia, incluindo dos Portos do Mar de Azov, como Mariupol, ocupados pela Rússia.

Putin respondeu que haverá Exportação de Cereais se o Ocidente levantar as Sanções que impôs à Rússia pelo ataque à Ucrânia.

A Agência das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) já alertou para as consequências desta Guerra na Segurança Alimentar – em todo o Mundo -, já que tanto a Rússia como a Ucrânia são dos maiores produtores de Cereais do Planeta.

Itália, com a colaboração da FAO, que tem sede em Roma, está a organizar um Encontro Ministerial dos Países do Mediterrâneo, no próximo dia 8 de Junho, para fazer um Diagnóstico da Situação e tentar definir Medidas que respondam às consequências da Guerra na Ucrânia a nível da Alimentação, sobretudo, na Região do Mediterrâneo e em África.

PUB

PUB

PUB

To Top