PUB

Cultura

Mindelo: Guy Ramos apresenta livro de poesia esta segunda-feira

“Da mente poética de um louco”, o primeiro livro de poesia de Guilherme Ramos, é apresentado, esta segunda-feira, no Centro Cultural do Mindelo. O livro, publicado em Fevereiro, na Holanda, chega a Cabo Verde pela primeira vez. São escritos de uma vida que aparecem agora como o primeiro “atrevimento” do artista. 

 “Este livro é um atrevimento da minha parte”, começa por dizer o autor, que, apesar de se aventurar pela primeira vez com a publicação de um livro, escreve quase que a vida toda.

Antes, seus poemas foram cantados por mais de 20 artistas, entre os quais Grace Évora, Dina Medina, Nelson Freitas e vários outros sediados na Holanda, em cerca de 70 gravações.

“Português, para mim, sempre foi uma língua morta. Só falava em situações muito pontuais. Mas, há muito que escrevo em português, só que para mim mesmo. Reflexões, minhas frustrações… durante essa pandemia, com cerca de 600 letras escritas em português, decidi compilar parte delas e publicar”, explicou, em entrevista ao  A Nação online.

São 61 poesias, escolhidas a dedo entre centenas, organizadas em cinco capítulos: mãe, mulher, berço (Mindelo), reflexões e um último dedicado à emigração.

Romance no forno

Apesar de este ser o primeiro livro a ser publicado, Guy Ramos diz que tem um romance quase pronto, que está a escrever há mais de 30 anos, e que cruza a história de Cabo Verde com a história de vida de uma família, natural de Santo Antão.

Chama-se “Os Silvas: A procura da dignidade” e já conta com mais de 400 páginas.

Por agora, o leitor pode conhecer o autor através do livro “Da mente poética de um artista”, que será apresentado esta segunda-feira, às 18h30, no Centro Cultural do Mindelo. 

Biografia 

Guilherme Augusto Duarte Ramos é natural de São Vicente e emigrante na Holanda. Filho de pai de São Vicente e mãe de Santo Antão, emigrou aos 13 anos, às vésperas da independência de Cabo Verde.

A nível profissional, já desempenhou, entre outras coisas, as funções de jornalista, programador musical, pesquisador, realizador de televisão e formador.

É também associativista, com presença activa em várias associações de cabo-verdianos na Holanda, autor e compositor. 

PUB

PUB

PUB

To Top