PUB

Política

Cabo Verde quer declarar 30% das suas águas como reserva e área de não pesca

O ministro do Mar informou hoje, em Mindelo, que Cabo Verde irá assinar, “muito em breve” um acordo de entendimento para uma reserva de pelo menos 30% das suas águas, para áreas de não pesca e de preservação das suas espécies.

O anúncio consta da mensagem do governante, no âmbito do Dia Mundial dos Oceanos.

“Nós, como país, e como grande Estado oceânico, não temos plano B. Temos que ser um país voltado para os oceanos e é neste sentido que o Governo de Cabo Verde se engaja com as agendas internacionais, no sentido de fazermos tudo o que estivermos ao nosso alcance, nomeadamente tomar um conjunto de medidas concretas para proteção dos nossos oceanos”, declarou o ministro.

Neste sentido, avançou que Cabo Verde irá assinar, muito em breve, um acordo de entendimento para uma reserva de pelo menos 30% das suas águas, que será declarada como área de não pesca e de preservação das suas espécies.

“Compreendemos a iniciativa de fazer com que a zona económica inclusiva do nosso território, do país e do mundo sejam zonas especiais, que atividades pesqueiras e atividades económicas sejam limitadas, sejam controladas”, defendeu.

Cimeira dos Oceanos em Lisboa

São ações como essas, diz o ministro, que fazem com que a cimeira dos oceanos, a realizar em Lisboa, no final de junho, se torna um dos mais cruciais encontros das organizações, das Nações Unidas e de Cabo Verde.

“Iremos participar, no sentido de fazer ouvir a nossa voz, um pequeno Estado insular, mas também como um grande Estado oceânico, aqui no meio do Atlântico”, afirmou.

PUB

PUB

PUB

To Top