PUB

Santiago

Praia/Castelão: Projecto “Barberu Komunitario” aposta na integração social

Enquadrado na implementação do projeto “Nha Zona Siguru I Inkluzivu”, a associação “Donu Nha Distinu”, do bairro de Castelão, Praia, lança, na tarde deste domingo, 12, o projecto “Barberu Komunitario”. O projecto consiste na entrega de quites de Barbearia a dois jovens ex-reclusos, para prestarem serviços ao domicílio.

Admilson Mendes, coordenador executivo da associação “Donu Nha Distinu”, do bairro de Castelão, explicou ao A NAÇÃO online que a associação está presente na comunidade desde 2020, com foco nos jovens e famílias em situações de risco.

“Somos uma associação que dá atenção à camada em situação de risco, principalmente no que diz respeito à criminalidade. Assim, trabalhamos directamente com ex-reclusos, famílias e outros em eminência de prisão”, explicou Admilson Mendes.

Segundo a mesma fonte, foi neste sentido que nasceram vários projectos, entre eles, “Nha Zona Siguru I Inkluzivu”, financiado pela Câmara Municipal da Praia e que na primeira fase empoderou os jovens e as famílias da comunidade, com formações para independência financeira.

Empoderamento dos jovens e das famílias

“Consideramos o empoderamento dos jovens e das famílias um aspecto fundamental para diminuir a criminalidade em Castelão e não só. Isto porque sabemos que, quanto mais ocupados estes jovens estiverem, menos direcionados para o mundo da criminalidade eles estarão”, considerou o coordenador da associação.

Foi no âmbito do projecto “Nha Zona Siguru I Inkluzivu”, que nasceu o projecto “Barberu Komunitário” em que a associação entregou a um jovem ex-recluso, um quite de barbearia para este iniciar o seu negócio.

“Um dos jovens desta iniciativa, regressou da cadeia com uma formação em Barbearia, e nós, para incentivar-lhe no mercado de trabalho, entregamos-lhe um kit onde ele poderá trabalhar e ter o seu próprio rendimento”, explicou Admilson, realçando que um outro jovem também beneficiou do kit para prestarem serviços a domicílio.

Após barbeiros, seguem os lavadores de carros

“A ideia é lançar 4 barbeiros para a comunidade de Castelão e Coqueiro para prestarem serviços ao domicílio, sem terem um espaço físico de trabalho. Primeiramente, pretendemos lançar a experiência com estes dois, cujo acto oficial de entrega de kits acontece esta tarde”, avançou o nosso entrevistado.

Após esta fase que é experimental, mais dois barbeiros farão parte do projecto.

A ideia da associação  “Donu Nha Distinu” é, também, numa segunda fase, lançar o projecto “Lavadoris Komunitárius” que constite em criar um espaço físico, e entrega de quites de lavagem de viaturas, dando mais oportunidade de trabalho aos jovens de Castelão e Coqueiro, desviando-lhes das más influências.

“Temos estado a realizar várias actividades de empoderamento de jovens, sensibilização e acompanhamento psíquico entre outros, além destas oportunidades de terem os seus próprios rendimentos”, referiu o coordenador da associação.

O ato de lançamento oficial de “Barberu Komunitario” está marcado para as 16 horas deste domingo,12, no Street Basket, arredores do campo relvado no bairro de Castelão.

PUB

PUB

PUB

To Top