PUB

Santiago

Dia da criança Africana comemorado na Escola Básica de Librão dos Engenhos

A Câmara Municipal de Santa Catarina vai comemorar o Dia Internacional da Criança Africana, que se assinala a 16 de junho, na Escola Básica de Librão dos Engenhos. 

A atividade , que inicia às 09h00, desta quinta-feira,16, visa proporcionar um dia diferente às crianças de Librão e João Bernardo, em Santa Catarina de Santiago. 

Organizada em parceria com a ADILE (Associação para o Desenvolvimento Integrado de Librão de Engenhos), a comemoração do Dia da Criança Africana conta com atividades de lazer com o Palhaço XclumBumBa, pintura facial, dança, atuação de talentos mirim e um almoço de confraternização.

Efeméride

Comemorado 15 dias após o Dia Mundial da Criança, o Dia Internacional da Criança Africana chama a atenção para a realidade de milhares de crianças africanas que todos os dias são vítimas de violência, exploração e abuso.

A data remete ao 16 de junho de 1976, dia em que se registou o massacre do Soweto, em Joanesburgo, África do Sul.

Nesse dia, milhares de estudantes saíram à rua em protesto contra a fraca qualidade do ensino e contra o ensino da língua afrikaans (usada apenas pela minoria branca do país) e não da sua língua materna. 

A manifestação, que se queria pacífica, acabou por ser alvo de violenta repressão policial e resultou em semanas de motins, com centenas de mortos, sobretudo crianças e adolescentes.

É, precisamente, em memória das crianças africanas assassinadas a 16 de junho de 1976, e em prol das crianças africanas do presente e do futuro, que se instituiu, em 1991, o Dia Internacional da Criança Africana.

Todos os anos este dia merece a atenção especial da UNICEF e de outras organizações, tendo em vista a defesa dos direitos da criança em África e no mundo e Cabo Verde não foge à regra, onde persistem muitos desafios para que os direitos das crianças sejam cumpridos na plenitude.

PUB

PUB

PUB

To Top