PUB

Fogo

São Filipe: Carros vão poder passar a circular na estrada entre Presídio e Casa das Bandeiras

A rua entre a praça do Presídio e a Casa das Bandeiras, cuja circulação de viaturas estava proibida há cerca de 20 anos, vai ser reaberta ao trânsito no quadro das obras de requalificação do centro histórico.

Segundo o vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de São Filipe, Euclides Fernandes, citado pela Inforpress, neste momento a empresa responsável pela requalificação do centro histórico está a proceder ao rebaixamento do piso de modo a separar a Praça do Presídio e a Casa das Bandeira, sobretudo no extremo sul, com a demolição da escada construída no mandato do antigo presidente, Eugénio Veiga.

Assim, a via será reaberta ao trânsito, mas com sentido único.

A Câmara, explica, tem em curso um estudo com a participação da Polícia Nacional (PN) e da Delegação dos Transportes Rodoviários sobre o novo ordenamento do trânsito no centro histórico da cidade de São Filipe, sendo a ideia ter “grande parte das vias com sentido único”.

Outras mudanças 

No encontro realizado com a PN, para análise da fiscalização de trânsito, uma das medidas tomadas e que começa a ser implementada a partir da próxima semana é a deslocalização das viaturas que fazem cargas e descargas junto do mercado central, para a zona de Xaguate, nas proximidades da Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente, no caminho do porto de Vale dos Cavaleiros.

Nesse encontro ficou decidido também a reposição de alguns sinais no centro histórico, que segundo o vereador apresenta alguma deficiência e onde “muitas pessoas circulam por hábito”, já que muitos sinais não estão fisicamente.

Esta situação, adiantou, não tem estado a ajudar a circulação, sobretudo na realização dos exames e foi um dos problemas colocados pelo delegado dos Transportes Rodoviários.

Sinalização

De notar que, que o vereador já se reuniu com a empresa responsável pela asfaltagem das artérias da parte alta da cidade, para análise da questão da sinalização das mesmas.

Além da deslocalização das viaturas que fazem transportes de mercadorias para a Cidade da Praia, as medidas que visam descongestionar algumas vias do centro histórico, razão pela qual com a asfaltagem nova sinalização muitas ruas, actualmente com dois sentidos, vão passar a ter sentido único.

Ainda, no que toca ao novo ordenamento da circulação de trânsito no centro histórico, está sendo analisada a definição de novas paragens, quer de táxis como de hiaces, para evitar o congestionamento, sobretudo nas imediações do mercado.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top