PUB

Covid-19

Com 933 activos acumulados: Notificados 221 novos casos positivos

Cabo Verde registou, este sábado, mais 221 novos casos positivos da covid-19, segundo os dados do Ministério da Saúde. 

A Cidade da Praia conta com 141 novos casos, liderando o número de novos infectados a nível nacional.

Dos restantes positivos, 24 estão em São Vicente, 14 na Ribeira Brava, 11 em São Filipe, sete em Santa Catarina, cinco no Maio, seis na Brava, dois cada em Mosteiros, São Lourenço dos Orgãos e Boa Vista é um cada em Tarrafal de São Nicolau, Santa Catarina do Fogo, Santa Cruz, Tarrafal e São Domingos.

Há ainda 27 recuperados, distribuídos pelos seguintes municípios: Praia 13, São Domingos 1, Santa Catarina 5, São Miguel 1, Sal 1, Ribeira Brava 4 e Boa Vista 1 e Maio 1.

O país passa a contabilizar 933 casos ativos, 56642 casos recuperados, 402 óbitos, 43 óbitos por outras causas e 9 transferidos, perfazendo um total de 58029 casos  positivos acumulados.

O apelo continua no sentido de usar máscaras em locais fechados e adesão à campanha de vacinação, a decorrer em todo o país.

Apelo à Vacinação…  

Quinta-feira, 16, o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, refutou a ideia de Cabo Verde voltar ao uso obrigatório de máscara na via pública, malgrado o aumento de ocorrências de COVID-19, nos últimos dias, mas, apelou à vacinação, em ordem a que todos possam estar mais protegidos, o mais rápido possível.

Falando à Imprensa, no Mindelo (na Ilha de São Vicente), Do Rosário remeteu para a Tendência Mundial de aumento de casos, que forçou os Países a “mais do que olharem para a incidência dos números de casos, a olharem para a pressão sobre os Serviços de Saúde”.

“Felizmente, nos Países onde a Taxa de Vacinação é elevada, o Impacto sobre as Estruturas de Saúde têm sido relativamente reduzida e é o que está a acontecer connosco”, sustentou o governante.  contudo, com a ideia de que se pode melhorar.

Em face disso, o ministro convida os cabo-verdianos a tomarem a Segunda Dose da Vacina, se ainda têm só uma, ou a tomarem a Dose de Reforço, que está disponível.

“Está nas nossas mãos cuidarmos, porque o Vírus está a circular e vai continuar a circular. Portanto, temos é que criar condições e Capacidade Imunológica de resposta ao Vírus, através da Vacina”, avança, para garantir que não está programado voltar ao uso obrigatório de máscaras em Cabo Verde, até porque, “Países que estão com Taxas de Incidência muito maior, até de mais de 900 Antes, na segunda-feira, 13, Jorge Barreto, director Nacional da Saúde, tinha vançado que as Autoridades Sanitárias estão a avaliar a Situação Epidemiológica do País, face ao aumento de episódios verificados nos últimos dias, remarcando que retomar ou não as Medidas Restritivas vai depender da evolução da Ocorrência Epidemiológica no Arquipélago.

A primeira notificação de  COVID-19 em Cabo Verde, aconteceu a 19 de Março de 2020, num inglês de 62 anos, que turistava na Ilha da Boa Vista.

PUB

PUB

PUB

To Top