PUB

Covid-19

Com 50 recuperados: Cabo Verde regista 147 novos infectados

Do total de 500 resultados analisados, o Arquipélago regista, nas últimas 24 horas,  147 casos novos positivos e 50 recuperados.

O Boletim Epidemiológico do Minsitério da Saúde (MS) dá conta de que as novas infecções ocorreram na Praia (93); São Vicente (20); Ribeira Grande de Santo Antão (cinco); Maio (quatro); Santa Catarina, São Filipe, Sal e Santa Catarina do Fogo (com três cada);  São Miguel, Santa Cruz (dois cada); São Lourenço dos Órgãos, São Salvador do Mundo (Picos), Ribeira Brava (de São Nicolau) e Mosteiros (com um caso cada).

Os recuperados aconteceram na Praia (cinco; São Domingos (sete); Santa Catarina (quatro); Tarrafal (três);  São Filipe (três); e São Vicente (28).

Assim sendo, Cabo Verde passa a contabilizar mil e 30 casos activos; 56 mil 692 casos recuperados; 402 óbitos (sendo 43 mortes por outras causas(; e nove transferidos; perfazendo um total de 58 mil 176 ocorrências positivas acumuladas.

No sentido de mitigar as consequências da Pandemia de COVID-19 em Cabo Verde, as Autoridades da Saúde apelam às pessoas para que adiram à Campanha de Vacinação que está a decorrer em todo o País, para

que todos possam estar mais protegidos o mais rápido possível.

Reforçam, ainda, que é recomendável o uso de máscaras faciais, principalmente, em qualquer espaço interior ou fechado, apesar de ser obrigatório apenas em estabelecimentos e infra-estruturas de saúde

Públicas Privadas, Centros de Dia e Lares de Idosos (Públicos ou Privados) Estabelecimentos Prisionais e

Transportes Colectivos de Passageiros Terrestres, Aéreos e Marítimos.

A higienização das mãos para evitar a

propagação da COVID-19 continua a ser igualmente importante.

Apelo à Vacinação…  

Quinta-feira, 16, o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, refutou a ideia de Cabo Verde voltar ao uso obrigatório de máscara na via pública, malgrado o aumento de ocorrências de COVID-19, nos últimos dias, mas, apelou à vacinação, em ordem a que todos possam estar mais protegidos, o mais rápido possível.

Falando à Imprensa, no Mindelo (na Ilha de São Vicente), Do Rosário remeteu para a Tendência Mundial de aumento de casos, que forçou os Países a “mais do que olharem para a incidência dos números de casos, a olharem para a pressão sobre os Serviços de Saúde”.

“Felizmente, nos Países onde a Taxa de Vacinação é elevada, o Impacto sobre as Estruturas de Saúde têm sido relativamente reduzida e é o que está a acontecer connosco”, sustentou o governante.  contudo, com a ideia de que se pode melhorar.

Em face disso, o ministro convida os cabo-verdianos a tomarem a Segunda Dose da Vacina, se ainda têm só uma, ou a tomarem a Dose de Reforço, que está disponível.

“Está nas nossas mãos cuidarmos, porque o Vírus está a circular e vai continuar a circular. Portanto, temos é que criar condições e Capacidade Imunológica de resposta ao Vírus, através da Vacina”, avança, para garantir que não está programado voltar ao uso obrigatório de máscaras em Cabo Verde, até porque, “Países que estão com Taxas de Incidência muito maior, até de mais de 900 Antes, na segunda-feira, 13, Jorge Barreto, director Nacional da Saúde, tinha vançado que as Autoridades Sanitárias estão a avaliar a Situação Epidemiológica do País, face ao aumento de episódios verificados nos últimos dias, remarcando que retomar ou não as Medidas Restritivas vai depender da evolução da Ocorrência Epidemiológica no Arquipélago.

A primeira notificação de  COVID-19 em Cabo Verde, aconteceu a 19 de Março de 2020, num inglês de 62 anos, que turistava na Ilha da Boa Vista.

PUB

PUB

PUB

To Top