PUB

Mundo

Espanha: NATO prepara mudanças na Cimeira de Madrid

estados de mina

A Élite Política Mundial está reunida, esta quarta-feira, 29, e amanhã, quinta-feira, em Madrid (a Capital da Espanha), para a Cimeira da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que adoptará “um Novo Conceito Estratégico”. 

As boas-vindas – escreve pt.euronews.com -, foram dadas pela Casa Real Espanhola, que acolheu os participantes com um Jantar de Gala, terça-feira, véspera do começo dos trabalhos.

O Rei Felipe VI lembrou que a última vez que aquele País Europeu (que faz Fronteira com Portugal), acolheu a Cimeira da Aliança Atlântica foi em 1997 e que aí se deram os primeiros passos para o Alargamento, com os convites à Hungria, Polónia e República Checa.

Agora chegou a vez de Finlândia e Suécia, que serão formalmente convidados a juntar-se à Organização Militar.

“Iremos adoptar um Novo Conceito Estratégico, que servirá de base para a NATO, num Mundo mais perigoso e imprevisível. Iremos mudar de uma Política de Dissuasão e defesa para mais Forças de Resposta Rápida, mais Defesa Aérea Avançada e mais Equipamento pré-Posicionado. Iremos aprovar um Pacote de Assistência à Ucrânia, para os ajudar na sua Defesa”, anuncia Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO, para quem,”a Guerra na Ucrânia obriga a mudanças” e que é extremamente importante que os Continentes continuem “a ajudar, uma vez que as Forças Ucranianas enfrentam uma brutalidade que não era vista na Europa, desde a Segunda Guerra Mundial”.

Reforço

A entrada da Suécia e da Finlândia reforça a presença da NATO no Báltico, e isso só foi possível depois de se chegar a Acordo com a Turquia, para que o País não exercesse o direito de Veto.

Ancara estava reticente em aceitar os dois Países Nórdicos e acusava-os de apoiar o Terrorismo, por darem asilo a militantes do PKK, um Grupo Separatista Curdo.

O Alargamento da NATO “representa mais um duro Golpe para Moscovo”, pois, a Finlândia partilha mais de mil e 300 quilómetros de Fronteira com a Rússia e o Kremlin já várias vezes ameaçou atacar os dois Países, caso estes tentassem entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte.

PUB

PUB

PUB

To Top