PUB

Diáspora

João Resende Santos e Aminah Pilgrim lançam hoje obra sobre crescimento económico e democracia em Cabo Verde

“Economic Growth and Democracy in Post-colonial Africa: Cabo Verde, Small States, and the World Economy” é uma obra, em inglês, a ser apresentada esta quinta-feira, 30, na Presidência da República, no quadro das comemorações do 47° aniversário da Independência Nacional. Organizado pelos professores universitários nos Estados Unidos, João Resende Santos e Aminah Pilgrim, o livro conta com contribuições de nove autores cabo-verdianos e é  tido como uma forma de dar a conhecer Cabo Verde nos EUA.

O Palácio da Presidência da República, na Praia, acolhe na tarde desta quinta-feira, 30, a apresentação do livro “Economic Growth and Democracy in Post-colonial Africa: Cabo Verde, Small States, and the World Economy” (Crescimento Económico e Democracia na África Pós-colonial: Cabo Verde, Pequenos Estados e a Economia Mundial), organizado por João Resende Santos e Aminah N. Pilgrim, dois académicos, de origem cabo-verdiana, residentes nos Estados Unidos da América (EUA).

Estudos sobre quatro décadas de Cabo Verde

João Resende Santos explicou ao A NAÇÃO que esta obra teve a sua primeira apresentação em Abril passado, nos EUA, após a sua publicação pela Lexington Books, uma editora norte-americana de referência no mundo anglo-saxónico.

O livro é composto por 10 capítulos, envolvendo nove autores cabo-verdianos, que se debruçarem sobre vários temas e aspectos relativos a Cabo Verde, desde 1975, altura da independência, até 2015/16.

 Lacuna de estudos científicos sobre Cabo Verde em língua inglesa

“Enquanto investigador e académico, digo que existe uma grande lacuna de estudos científicos sobre Cabo Verde, na língua inglesa. Foi para suprir esta necessidade que nasceu esta obra, de grande relevância, acreditamos, que ajuda a explicar e a entender a trajectória do país em aspectos ligados à política, economia, mas também à sociedade”, acredita aquele professor associado de estudos internacionais na Bentley University, nos Estados Unidos.

  “Cada dia surgem estudos e disciplinas sobre Cabo Verde nas universidades internacionais e, infelizmente, existe pouca bibliografia em inglês sobre o nosso país. A nossa ideia é atender a esta necessidade, voltada para jovens universitários de origem cabo-verdiana que não têm quase nada disponível para conhecerem a história do seu país de origem, mas também para um público mais vasto, a começar pela nossa comunidade nos Estados Unidos e não só”, explica. 

Contributos importantes de autores cabo-verdianos residentes no país

Segundo Resende Santos, os dez capítulos do livro cobrem as quatro décadas de Cabo Verde em matéria de política e economia, com contributos importantes de autores cabo-verdianos, nomeadamente, Abel Djassi Amado, Crisanto Barros, Edgar Bernardo, Victor Borges, Roselma Évora, Djalita Fialho, Teresa Lima-Neves, Carlos Rocha, Corsino Tolentino, sendo que este último faleceu quatro meses antes da publicação da obra.

 “Além de capítulos sobre a trajectória política e economia política, temos também, neste livro, capítulos sobre relações externas de Cabo Verde e a componente diáspora, uma compilação de vários autores, dando como primeiro passo, um conhecimento rigoroso, com base na investigação científica para o nosso público-alvo específico mas também para todos que se interessam pela história de uma forma em geral”, indica Resende Santos, para quem esta obra é uma análise da política e da economia de Cabo Verde desde 1975 até os dias de hoje. 

Projecto de investigação científica de “alto nível” e “grande rigor”

Aquele académico, acrescenta ainda que a obra “Crescimento Económico e Democracia na África Pós-colonial: Cabo Verde, Pequenos Estados e a Economia Mundial” é uma colaboração internacional, transnacional entre cabo-verdianos dentro e fora do país, enquanto projecto de investigação científica de “alto nível” e de “grande rigor”, tendo em conta a “colecção de autores”, pessoas experientes e competentes nas matérias que abordam.

“Em vários sentidos, é um livro que  reúne um conjunto importante de aspectos que dão força indiscutível a um trabalho académico. Por exemplo, dos seus vários capítulos, há que refere-se a Cabo Verde como um caso de sucesso em África, isto é, os dados agregados atestam que realmente, em comparação com outros países do continente, temos uma performance económica extraordinária; no entanto, adverte-se também que se trata de um ‘sucesso relativo’, tendo em conta que o país tem ainda muito caminho a andar e até problemas graves estruturais por resolver”.

Independentemente das reacções que o livro possa merecer, João Resende Costa adianta que os editores consideram esta obra “um primeiro passo”, para novas investigações, envolvendo futuramente outros autores, cabo-verdianos ou não, que poderão dar o seu contributo, trazendo novas perspectivas, sobretudo abordando implicações para o futuro de Cabo Verde.

Portanto, conclui, “neste aspecto ajudar a tornar o nosso país mais conhecido nos EUA, abrindo ao mesmo tempo as portas para outros autores”

Sobre o autor

João Resende Santos é natural da ilha do Fogo e vive desde os nove anos nos EUA, na região de Boston. Há muito que vem seguindo os caminhos da docência, sendo professor universitário.

Depois de se ocupar sobre a América Latina, mais recentemente, nos meados de 2000, passou a concentrar a sua atenção para o seu país de origem, Cabo Verde.

PUB

PUB

PUB

To Top