PUB

Desporto

Qualificação para Mundial de Basquetebol 2023: Cabo Verde vence Nigéria por 79-70 em jogo disputado hoje (Actualizado)

A seleção sénior masculina de basquetebol de Cabo Verde venceu a Nigéria, esta amanhã, por 79-70, em jogo do grupo A de qualificação africana para o Campeonato do Mundo de 2023 disputado em Kigali, capital do Ruanda.

Com esta vitória, Cabo Verde passa a somar dois triunfos e duas derrotas já que na primeira fase de qualificação disputada em Benguela, Angola, averbou uma vitória (79-71 frente à Nigéria) e duas derrotas, uma frente à Uganda (77-74) e frente ao Mali (58-64).

Edy Tavares ( 15 pontos) e Ivan Almeida (14 pontos) estiveram em destaque nesta vitória frente à Nigéria que reaviva o sonho de Cabo Verde nesta caminhada que é a sua primeira participação de sempre numa qualificação africana para o Campeonato do Mundo de Basquetebol.

Um outro jogador da seleção cabo-verdiana em destaque nesta partida foi Patrick Lima que conseguiu 10 pontos, quatro ressaltos e duas assistências.

Os dois primeiros quartos foram distintos, sendo que, no primeiro, a Nigéria esteve sempre à frente, embora o placar estivesse muito equilibrado. Os nigerianos acabaram por vencer por 15-14.

No segundo quarto, Cabo Verde melhorou consideravelmente e, ao intervalo, vencia por uma vantagem confortável de 39 pontos contra 26 da Nigéria. Durante esse período, Cabo Verde chegou a ter uma diferença de 14 pontos, porquanto marcou 25 pontos e a Nigéria 11.

Edy Tavares e Ivan Almeida fazem a diferença

Nos dois primeiros períodos, Ivan Almeida esteve em destaque com 10 pontos, 9 ressaltos e duas assistências.

Por sua vez, Edy Tavares também esteve em bom plano com oito pontos, sete ressaltos e duas assistências.

No terceiro período, a Nigéria melhorou e chegou mesmo a estar à frente no marcador, mas Cabo Verde acabou por vencer esse período por uma vantagem de nove pontos (56-47).

Joel Almeida com dois triplos no momento decisivo

O quarto e último período foi muito equilibrado. Porém, a pouco mais de dois minutos do final da partida, a Nigéria chegou mesmo a estar à frente no marcador, mas eis que Joel Almeida aparece no momento decisivo com dois triplos que fizeram com que Cabo Verde acabasse por vencer o jogo por 79-70.

Na primeira fase da Zona África de qualificação que teve lugar em Benguela, Angola, Cabo Verde Cabo Verde tinha vencido a Nigéria por um resultado bem parecido ao de hoje, ou seja, tinha sido uma vitória por 79-71.

O primeiro e segundo classificados avançam para uma próxima fase de qualificação para o

Mundial de Basquetebol de 2023 que terá lugar nas Filipinas.

Depois do jogo de hoje com a Nigéria, a seleção sénior masculina de basquetebol de Cabo Verde, defronta, amanhã, Sábado, 2 de Julho, pelas 12:00 horas, a selecção do Uganda e, no Domingo,3, pelas 09:00 horas joga com a selecção do Mali.

PUB

PUB

PUB

To Top