PUB

Cultura

São Vicente: Crónicas de Mindelo, de Rocca Vera Cruz, vai ser lançado hoje 

O primeiro livro do cronista Rocca Vera Cruz, intitulado “Crónicas de Mindelo”, chega, hoje, Quinta-feira, às bancasA obra traz um olhar sarcástico e crítico das várias facetas da vida na cidade do Mindelo e na ilha de São Vicente, no geral.

A apresentação do livro, a cargo de Filomena Martins e João Branco, tem lugar no auditório do Centro Cultural do Mindelo, pelas 18h30.

A obra, segundo Rocca Vera Cruz, veste-se da mesma perspetiva que tem sido adoptada em crónicas publicadas na sua página pessoal do Facebook.

Estes, aliás, foram, de certa forma, o mote para a compilação deste livro, depois dos “insistentes pedidos” dos leitores. “Escolhi os textos que tiveram mais sucesso no Facebook e inclui vários outros, escritos especificamente para o livro”, avança.

“Um olhar sarcástico, crítico , irónico sobre São Vicente. O dia a dia desta ilha, da cidade do Mindelo, a vida de pobres, bambas, dogados e drogados, a menininha de fralda (periferia) que trabalha num chinês, o pirata que pede comida num restaurante, o ‘trá boca de morte’, a Praça Estrela coração do mundo”, elenca o autor, sobre os temas abordados.

O livro sucede a peça teatral com o mesmo o nome, encenada em 2018, pelo Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo, a partir de textos de Rocca Vera Cruz.

Entretanto, a maior parte dos textos do livro que agora é apresentado ao público foram escritos depois disso, mas com a mesma filosofia, diz Vera Cruz.

Após se estrear na crónica, Rocca promete o primeiro romance, no verão de 2023.

Textos para teatro

Rocca Vera Cruz é autor dos textos que deram vida a Trilogia de Mindelo, que engloba três peças, encenadas pelo Grupo Teatral do Centro Cultural Português no Mindelo.

A primeira, “Crónicas de Mindelo”, foi encenada em 2018, seguida de “A Cidade do Café”, que estreou em março deste ano.

A terceira e última parte da trilogia intitula-se “A revolução Leopoldina”, onde, segundo o autor, vai-se discutir “o poder exercido pelas mulheres numa sociedade identificada pelo poder dos machos”.

“Com esta peça darei por encerrada a minha participação no teatro. A estreia está prevista para o verão de 2023”, avançou.

PUB

PUB

PUB

To Top