PUB

Mundo

Angola: Morreu o ex-PR, José Eduardo dos Santos

Imagem: dw

O ex-Presidente de Angola (PR), José Eduardo dos Santos, estava internado, e em coma induzido, há alguns dias, nos Cuidados Intensivos do Centro Médico Teknon, em Espanha (na Europa).

A Presidência da República de Angola confirma e lamenta, na sua Página na Rede Social “Facebook” – citada por sicnoticias.pt -, “o falecimento de Sua Excelência o ex-Presidente da República, Engenheiro José Eduardo dos Santos, ocorrido hoje [sexta-feira] às 11H10 , hora de Espanha, certificada pelo Boletim Médico da Clínica, em Barcelona, após prolongada Doença”.

“O Executivo da República de Angola inclina-se, com o maior respeito e consideração, perante a figura de um Estadista de grande dimensão histórica, que regeu durante muitos anos com clarividência e humanismo os destinos da Nação Angolana, em momentos muito difíceis”, lê-se na Publicação, na qual são endereçados à “família enlutada os seus mais profundos sentimentos de pesar”.

Eduardo dos Santos governou Angola entre 1979 e 2017, tendo sido um dos Presidentes a ocupar por mais tempo o Poder no Mundo, e era, regularmente, acusado por organizações internacionais de corrupção e nepotismo.

Em 2017, renunciou a recandidatar-se e o actual Presidente, João Lourenço, sucedeu-lhe no cargo, tendo sido eleito, também, pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que governa aquele País Lusófono da África Austral, desde a Independência de Portugal, a 11 de Novembro de 1975.

Angola acolha uma significativa Comunidade Cabo-Verdiana. 

PUB

PUB

PUB

To Top