PUB

Política

Santo Antão: Orlando Delgado discorda do modelo de ensino superior projetado para a  ilha

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santo Antão, Orlando Delgado, discorda da forma como se pretende instalar o ensino superior na ilha. Além de achar que o Centro Agrícola Afonso Martinho seria o “espaço ideal”, é da opinião que o formato proposto, dividido pelos três concelhos da ilha, causará problemas de funcionamento.

“Ter uma universidade dividido para os três concelhos vai ter, com certeza, problemas em termos de funcionamento. A UTA fez esta selecção e acabaram por apresentar esta solução que, a meu ver, terá alguma dificuldade e um custo adicional que não faz sentido”, enfatizou.

Orlando Delgado acentuou que foi a UTA quem “decidiu”, mas ele tem o “direito de discordar” porque, no seu entender, se houvesse um “critério objectivo” na escolha do local para a instalação da universidade, o Centro Agrícola de Afonso Martinho tem as “melhores condições”.

“Não houve disputa entre os município”

Entretanto, o autarca salientou que “não houve disputa” entre os municípios em relação ao local onde seria instalado o polo universitário.

“Sempre disse que o mais importante é Santo Antão independentemente de onde ficar desde que sirva a ilha”, clarificou.

No início do mês de Junho foi anunciado que o Instituto Superior de Ciências e Tecnologias Agrárias, de Santo Antão (ISCTA-SA), teria sede administrativa na cidade do Porto Novo.

Em relação a espaços para o funcionamento da componente lectiva “está em processo de análise” uma infra-estrutura que será cedida pelo Ministério da Educação, explicou o reitor, João do Monte, que informou que a nível de campos experimentais foram já identificados a Quinta São João Baptista (Porto Novo) e o Centro Agrícola de Afonso Martinho (Ribeira Grande).

Outro passo que está a ser dado com vista à efectiva instalação deste instituto em Santo Antão tem a ver com a acreditação do ciclo de estudos para o ano lectivo 2022/2023, processo que está em andamento, tendo sido informado à Agência Reguladora do Ensino Superior (ARES) a decisão de oferecer, inicialmente, duas licenciaturas (agronomia e zootecnia).

C/ Santiago Magazine

PUB

PUB

PUB

To Top