PUB

Mundo

Guerra na Europa: Turquia recebe negociações para exportação de cereais ucranianos 

pixabay

Rússia, Ucrânia e Organização das Nações Unidas (ONU) voltam à Mesa das Negociações, na Turquia. O Encontro desta quarta-feira, 13, tem como objectivo discutir as Exportações de Cereais Ucranianos, retidos noaquele País do Leste Europeu, desde o início da Guerra, a 24 de Fevereiro.

Kiev acusa Moscovo – de acordo com pt.euronews.com -, de estar, ainda, a roubar produção em áreas invadidas e capturadas pelas Tropas Russas, acusações que o Kremlin tem rejeitado.

Apesar de a Ucrânia estar a fazer passar alguns Navios pelo rio Danúbio, o Bloqueio Russo dos Portos do Mar Negro tem comprometido a Exportação de Mercadorias e lançado os Preços dos Alimentos para novos máximos, a nível Mundial.

Com a Mediação das Autoridades Turcas e a Supervisão da ONU, a Ucrânia espera sair de Istambul com um Acordo para a Criação de Corredores Marítimos em que Navios Ucranianos possam conduzir o Transporte de Cereais por entre Águas Minadas.

Mas a Solução, mesmo com o Aval de Moscovo, vai obrigar a dar Garantias às Companhias de Navegação e Seguros.

Até ao início da Guerra (a 24 de Fevereiro passado), os Cereais representavam perto de um quinto das Exportações da Ucrânia.

Em Maio, o director do Programa Mundial de Alimentos (PAM) das Nações Unidas, na Alemanha, Martin Frick, dava conta de 4,5 milhões toneladas de Cereais retidos.

Com os Portos por escoar, Ucrânia e o Mundo podem debater-se, em breve, com um outro problema: o da falta de capacidade para armazenar o resultado das próximas Colheitas e de garantir a Segurança Alimentar Global.

PUB

PUB

PUB

To Top