PUB

Convidados

“Crise Matrimonal” OU…

Por: Carlos Carvalho

Havia intitulado o artigo “JÁ… ESTALOU O VERNIZ”???

Mas quando ouvi o analista e amigo Hélio Sanches falar do Verniz que se estalou resolvi mudar o título, para ele não me “acusar” depois de plágio… ele que é um “sabido” advogado… embora quando nos encontramos e lhe ter falado da coincidência me ter “dado aval” para… pois… o artigo já estava meio-escrito…e…claro…não plagiei.

Pensei num outro título. Poucas horas depois, ouvi um jornalista utilizar a mesma expressão.

Assim, resolvi ir com este até o fim!!    

Mas…Vamos ao que interessa.

Factos

A CEDEAO, organização a que pertencemos há muito tempo, às vezes sem se saber para quê, realizou uma Cimeira no Ghana.

A Cimeira tinha como ponto principal, se não estou em erro, analisar a situação na região, marcada, nos últimos tempos, por vários golpes de estado… e muita turbulência.

Nosso país, quase para não variar, não se fez representar ao nível que devia.

Depois viemos a saber o que se passou.

A Presidência da República trouxe a público que o nosso Presidente, José Maria Pereira Neves (JMN), não participou numa importante Cimeira da CEDEAO porque, resumindo, é ka tinha dinheru.

Por outras palavras, as verbas que tinha não davam pa kunpra bildjeti para ir à Cimeira.

Depois, ouvimos pela boca do próprio 1° Magistrado da Nação pa nos tudu nu obi i intendi… que não foi à Cimeira porque cortaram-lhe buéééé di kunbu!!

A coisa começou a feder!!

Rapidamente, veio o Todo-Poderoso, Vice-1° Ministro, nos dizer que não… não é verdade!! Este disse que, pelo contrário, o Orçamento da Presidência até aumentou.

Ficamos sem saber quem fala a verdade… entre Orçamento de Funcionamento / Despesas Correntes / Verbas de Deslocações…coisas que só os homens dos números e das finanças entendem.   

Praça pública

O assunto tornou-se, assim, do domínio público.

Seguiu-se um bate-boca, na praça pública.

O assunto tornou-se nacional, comentado em todos os becos e ruas de nossas incontáveis cidades.

Depois, vieram pedir-nos, nós os mortais, para não “batermos boca” na praça pública sobre importantes assuntos do Estado!!

Pudera!!!…com nossos políticos.

Números

O nosso Presidente disse que lhe cortaram quase 50% da verba que tinha sido destinada para suas actividades como PR, para PR-Ilhas/PR-Diáspora… para animar politicamente este nosso pacato mundo político… para atrapalhar o nosso Premier, para viagens, banquetes, etc., etc., etc.

E… começou a guerra dos números.

Interessante!!

O Homem k manda di mé di vera… o homem que controla todo nosso dinheiro…contra um “ex-homem” do dinheiro!!

Para quem ainda não entendeu, estou a falar do meu amigo Olavo Correia (OC) e o meu/seu amigo Serra (João Serra-JS). Dois barras em números/contas!!

É que o OC disse e todos ouvimos que não!!! Não cortou o dinheiro do PR. Até deu mais “kunbu”!!

Já JS, que seguramente é kenha k ta konsedja o nosso PR na kusas di dinheru…pa gestiona kontas di Palacio i di pais”, disse ao PR que sim!! Cortaram mesmo 42%!!!

Convenhamos que se é verdade k kortadu sin 42% …é ka korti!!! Nton korti nu ka sabi é kuzé!!??

Para pôr mais acha à fogueira… não é que um órgão de comunicação social veio trazer-nos os números de deslocações do Sr. MI (Magistrador di Influensia)…na kes pokus dia di sé Magistratura!!

E ainda a procissão só vai no adro!!

E a guerra “na praça pública” continuou… e continua!!

A ver vamos o que nos diz os próximos capítulos desta “Guerra dos Números”.

Confessso… nsta kuriozu pa odja …na fin… kenha k mas sabi tabuada…si Olavo … ou si Serra!!

Logo eu…k sima nos jornalistas ta trapadja oras k 000s txeu…e de contas percebo muito pouco!!

O corte e a política

Apesar deste “anedótico” introito, a questão é mesmo séria.

O Premier…pa branda lumi… veio logo dizer que…se o Sr. PR não tem dinheiro…então vai dar-lhe!!

Paxenxa!!

Mas o Sr. Premier não sabia que Omi ka tinha dinheru pur issu k é ka ai ta baba Ghana…sima é kaba pa ka bai!!?? Não sabia que houve mesmo corte!!??…Se houve!!??

O Premier disse ainda que “as relações com o PR são “óptimas”…n’ka kre alimenta mas pulemika”!!

Mas…o mal já está/estava feito!! Cabo Verde foi representado nessa tão Magna Cimeira por um “funcionário menor”…apesar de ser um alto diplomata.

Caboverduras!!!

E…ainda querem que nossos patrícios do continente nos levem a sério… levem a sérios nossas pretensões!!

No continente, o Chefe é que manda.

E… o Chefe é só UM.

Não dá para justificar que um PR não vai a uma Cimeira pamodi un subalternu ka dal dinheru pa viaja. Isso/isto não existe no continente.

No continente, o Chefe, que é Chefe, viaja quando quer…como quer…com quem quer…o tempo que quiser.

Minha anákise

Senhores PR e PM.

Para começar, o que é do Estado é nosso.

Temos o direito de, pelo menos, nos divertir com este “fait-divers”.

É que é com o dinheiro meu… de nós todos…que V. Excias são pagos para nos “dirigir”.   

Temos a obrigação de saber a verdade…apesar de já nada adiantar saber se foi o OC ou o Serra k konta kasi…k fadja na konta…k skesi tabuada.

Indo ao que penso.

Quando me pediram para fazer a análise dos 100 dias do novel PR, JMN, havia escrito, entre outras, o seguinte (me desculpem a longa citação):

“No seu discurso de tomada de posse, JMN mostrou-nos que não veio para ser um simples corta-fitas e viu-se que teremos um PR actuante, talvez actuante demais, deixando vários recados ao Premier e seus subalternos.

[…] N’ta sta fortimenti enpenhadu na promoson di un prugrama di abitason kondignu, sobritudu a-favor di famílias ku ménus possibilidade”, esta…(digo/disse eu)…da responsabilidade quase exclusiva do Governo.

[…] Ouvirei atentamente e actuarei de acordo com os instrumentos e mecanismos que estarão ao meu alcance, designadamente através da promoção de acções como ‘Presidente Ilha’ e ‘Presidente Diáspora’, como espaço de diálogo e de busca de soluções para os problemas prementes do País em cada momento”.

Havia escrito para finalizar:

“Conhecendo, porém, o PR que temos não deixará de, sempre que se oferecer, partilhar o palco político nacional com o Correia e Silva, sempre ensombrando, sempre com prejuízo para o Premier. Significa que este terá sempre o outro pelas pernas, em todos os momentos da vida política nacional.

A ver vamos…e…já estamos vendo!” Fim de citação.

Esta citação dá para entender o que se passou com este 1° episódio da “crise matrimonial” entre nosso PR e o Governo de UCS.

JMN, deu para todos entenderem, já está sendo uma pedra no sapato de UCS e seu Governo. Está em todo o lado…é omnipresente…pauta a agenda política nacional…tem a sua própria agenda…é o protagonista de tudo.

JMN ofusca o Premier em tudo quanto é órgão de comunicação social.

Mas…isso já sabíamos que assim é que iria ser.   

JMN cativa… impressiona… tem uma oratória fácil e cativante…tem o dom da palavra… e do discurso. Contrariamente ao nosso Premier. Daí aparecer sempre em defesa do Governo o mais brilhante de seus membros, o Todo-Poderoso, Vice-Olavo.

Olavo…convence…mesmo se nos engana…nós os iletrados em números… quando fala nos milhões e milhões…mas convence!! Fala fácil…com convicção!!

É ele que, entendendo que Zemas dja sa ta passa di limiti…é rizolvi pol barbitxi, cortando no seu misero pecúlio anual. Olavo entendeu que deve reduzir a capacidade de influenciação…e de aparição do PR. Pelo menos…por ora…na arena internacional.

Olavo terá levado UCS…talvez sem este dar conta…a decidir diminuir a capacidade de Zemas fazer oposição ao Governo…de Zemas substituir a oposição…que não existe!!

E…a forma mais fácil de o fazer…é subtrair-lhe meios. Sobretudo meios para correr as ilhas e a diáspora…cortando-lhe a possibilidade do cumprimento da promessa “da promoção de acções como «Presidente Ilha» e «Presidente Diáspora».

Alguns indícios me levam até a suspeitar que alguém terá já dado instruções para Presidentes dalgumas Câmaras Municipais “fugirem” de seus Municípios quando Zemas passa por lá para cumprir sua promessa “Presidente Ilha ».

FINALIZANDO

No momento que estou finalizando este artigo, aparece o Zemas, outra vez, a cumprir sua promessa de “Presidente Ilha », lá pelas bandas do Norte…apesar de saber k é ka podi fazi nada…nem utilizar a sua MI…se a “crise matrimonial” continuar e ou…se o divórcio se consumar.

E…o melhor deste corte é a oportunidade/possibilidade que dá ao nosso PR para arranjar uma boa desculpa para não realizar aquela visita que prometera com entusiasmo a um ditadorzinho da zona.

É só dizer/queixar ao dito-cujo:

“Olhe, oh…, sabes o que fez seu amigo…aquele que recebeste há dias?? Cortou-me verbas para as deslocações. Já não vou poder visitar ninguém nos próximos tempos. A verba que sobrou é só para participar numa ou noutra Cimeira… mas Cimeira mesmo… Por isso k djan kre ser sima bo… Uniku k ta manda mé…Kaba k es storia di 2 Omi ta manda”. 

E… aguardemos os próximos capítulos da novela “Crise Matrimonial”…

…Vai ser interessante!!

Tenho dito.   

Junho 2022.

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 772, de 16 de Junho de 2022

PUB

PUB

PUB

To Top