PUB

Desporto

Cleiton Fonseca: um jovem que aposta na formação desportiva

Cleiton Fonseca, 25 anos, tem se destacado na formação desportiva para treinadores de equipas federadas. Licenciado em educação física e desporto, conheceu a paixão pela formação desportiva em 2021, quando se viu condicionado pela pandemia, que limitou o desporto prático.

Desde então tem preparado conteúdos didático-pedagógicos que são partilhados aos monitores e amantes do desporto pois, como diz, a partilha de conhecimentos é o “melhor caminho” para a evolução do desporto no país.

“Com a pandemia não era possível trabalhar na prática, logo fomos desafiados a nos reinventar e começar a fazer trabalho de escritório, formações internas e a reestruturar os planos de formação desportiva na instituição onde estava. Desde então senti que deveria começar a investir na carreira de formador, numa área que me inspira que é o treino desportivo”, explica Cleiton Fonseca ao A NAÇÃO.

Paixão pelo Teqball

Amante do desporto de uma forma geral, as formações baseiam-se na planificação e periodização desportiva, com destaque para o futsal e futebol, sendo que, futuramente, pretende especializar-se em treino desportivo voltado para estas duas modalidades. 

Este técnico tem sido procurado por algumas instituições interessadas nas formações e diz já ter apresentado algumas propostas ao IDJ e à FCF para formações e espera, futuramente, trabalhar com estas instituições para formações desportivas.

Cleiton é também apaixonado pelo teqball e tem actuado também nesta modalidade. Após os primeiros contatos com este desporto, preparou a primeira formação de reciclagem de treinadores e árbitros para 35 professores de educação física na cidade da Praia e, desde então, é também diretor técnico e formador na Federação Nacional de Teqball e tem percorrido o país para formações na modalidade.

PUB

PUB

PUB

To Top