PUB

Artes Plásticas

Morreu hoje o conceituado artista plástico José Maria Barreto

Morreu hoje, vítima de doença prolongada,  o artista plástico e antigo colaborador do Instituto do Património Cultural, José Maria Barreto.

Barreto, como era conhecido no mundo artístico, partiu aos 65 anos, vítima de doença prolongada, tendo o seu estado de saúde piorado nos últimos dias.

Nas redes sociais, colegas, amigos e familiares lamentam o falecimento deste conceituado artista cabo-verdiano, natural de Santa Catarina, Santiago.

Na sua página oficial do Facebook, o Instituto do Património Cultural (IPC) mostrou também a sua consternação pelo passamento físico do seu antigo colaborador.

Vida e obra

José Maria Barreto, era natural de Assomada, Santa Catarina (Santiago) e residia na Cidade da Praia há vários anos.

Em contato com as artes plásticas desde muito novo, licenciou-se em S. Petersburgo (Rússia) com o grau de “Master of Fine Art” na Academia de Belas Artes, no curso de Pintura Monumental, em 1985, onde “refinou” a percepção, a linguagem e a realização estética.

No decurso da sua “longa carreira” artística, José Maria Barreto estagiou em sítios como Geneve, Lisboa e Dar-es-Salam, e participou “ativamente” no desenvolvimento artístico cabo-verdiano, estando ao serviço de diversas associações culturais.

Contributo no IPC

José Maria Barreto foi Diretor do Instituto Nacional de Investigação Cultural, o atual Palácio da Cultura Ildo Lobo.

Enquanto artista plástico, teve a oportunidade de participar de diversas exposições em África, Europa e EUA, “exteriorizando” a linguagem construída ao longo da sua trajetória.

Aos familiares, amigos e conhecidos, o A NAÇÃO endereça as suas mais sentidas condolências.

PUB

PUB

PUB

To Top