PUB

Mundo

Afeganistão: EUA confirmam morte de Líder da al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri  

Ayman al-Zawahiri, um dos terroristas mais procurados do Mundo, foi morto pelas Autoridades dos Estados Unifos da América (EUA), que o perseguiam desde os ataques do 11 de Setembro. Al-Zahahiri, de 71 anos, liderava a organização terrorista al-Qaeda, desde a morte de Osama Bin Laden.

O líder da organização terrorista al-Qaeda, AlAyman al-Zawahiri – conta o portal jn.pt -, foi morto, segunda-feira, 1, pelas Forças Norte-Americanas.

O Presidente dos EUA, Joe Biden, confirmou a informação, que foi adiantada por vários Meios de Comunicação Norte-Americanos.

Joe Biden revela que autorizou o Ataque de Precisão contra o terrorista, que se tinha mudado, há pouco tempo, para Cabul (a Cidade-Capital do Afeganistão).

“Não nos esquecemos das vítimas do 11 de Setembro”, sublinhou o Líder Norte-Americano, que listou alguns dos ataques contra interesses dos EUA cuja autoria é atribuída a Zawahiri.

O Ataque de Precisão de que resultou a morte do Zawahiri, ocorreu no Afeganistão, e foi consumado através do recurso a um Drone.

Com 71 anos, Zawahiri era o rosto mais visível da Organização desde a morte de Bin Laden, em 2011, e fazia parte, há muito, da Lista dos homens mais procurados do Mundo. Médico de formação, o líder da al-Qaeda fundiu em 1998 a Jihad Islâmica Egípcia com a al-Qaeda.

EUA acusam Talibãs  

O secretário de Estado Norte-Americano, Antony Blinken, acusou, na segunda-feira, 1, o Regime Talibã no Afeganistão de violar, “grosseiramente”, o Acordo de Doha, ao acolher em Cabul, Ayman al-Zawahir, acusando os Talibãs de terem traído repetidas garantias ao Mundo de que não permitiriam que o Território Afegão fosse utilizado por terroristas, para ameaçar a Segurança de outros Países.

“À luz da relutância ou incapacidade dos talibãs em honrar os seus compromissos, continuaremos a apoiar o Povo Afegão com Assistência Humanitária e a defender a Protecção dos seus Direitos Humanos, especialmente os das Mulheres e Raparigas”, vincou o secretário de Estado.

PUB

PUB

PUB

To Top