PUB

Política

Governo saúda retoma de exportação de cereais da Ucrânia

O Governo de Cabo Verde saudou, esta terça-feira, 2 de Agosto, a partida do primeiro navio de cereais do porto de Odessa, marcando a retoma das exportações de cereais desde a Ucrânia. O navio “Razoni” partiu com 26 mil toneladas de milho a bordo, com destino ao Líbano. 

O primeiro navio deu início à retoma das exportações de cereais, em cumprimento dos acordos recentemente assinados entre a Rússia, as Nações Unidas e a Turquia, por um lado, e entre a Ucrânia, as Nações Unidas e a Turquia, por outro.

“O Governo saúda igualmente o papel decisivo desempenhado pelas Nações Unidas e pela Turquia, para a conclusão desses acordos e para o funcionamento dos mecanismos estabelecidos, criando assim condições para aliviar a insegurança alimentar global, que afeta sobretudo países frágeis como Cabo Verde, que enfrentam emergência social e económica”, precisou, em comunicado de imprensa.

Cumprimento

Cabo Verde, segundo a mesma fonte, encoraja as partes a prosseguirem no cumprimento dos compromissos assumidos e a privilegiarem meios pacíficos para a resolução do conflito.

O navio “Razoni”, da Serra Leoa, partiu da Ucrânia esta segunda-feira, 01 de Agosto, com destino ao Líbano. A bordo, 26 mil toneladas de milho. 

Segundo informações partilhadas pelo país emissor, cerca de 17 navios, com mais de 600 mil toneladas de carga, estarão ainda nos portos da Ucrânia. 

PUB

PUB

PUB

To Top