PUB

Economia

Jussara, uma estudante empreendedora de Ponta d´Água

Edmara Elisiane Andrade Cunha, também conhecida como Jussara na sua comunidade, na Ponta d’Água, Praia, é uma jovem artesã de 26 anos, que descobriu a sua paixão pelo artesanato há alguns anos atrás.

Edmara Cunha formou-se em Gestão e Planeamento em Turismo e actualmente está a fazer um mestrado em Marketing Turístico, mas desde 2018 que viu crescer o seu talento pelos bordados e outras peças de artesanato.

Tudo começou quando Edmara Cunha participou num workshop sobre bordados e costura promovido por uma das instituições comunitárias em Ponta d’ Água e, a partir de então, a mesma passou a confeccionar bonecas personalizadas, que hoje são assinadas e fazem parte do “Sara Ateliê”, seu ateliê pessoal.

Paixão que virou rendimento

“Esta paixão surgiu pelo meu interesse pessoal em bonecas de panos personalizadas. Desde criança gostava muito de bonecas e sempre achei interessante se viessem com um toque mais pessoal”, diz.

Após a conclusão da formação em bordado e costura, Edmara Cunha viu este ofício também como uma forma de fazer uma renda extra, então “logo que terminei a ação de formação, fiz a minha primeira experiência no Natal de 2018 e a primeira boneca ficou com as minhas sobrinhas. Depois disso, comecei a promover e comercializar entre familiares e amigos”.

“Vejo o bordado como uma forma de expressão, identidade e amor, pois é um trabalho que exige paciência, o que para mim é muito relaxante e meditativo”, acrescenta Edmara, sobre o significado das bonecas personalizadas.

De ateliê a loja

Pensando no futuro, a jovem artesã quer ampliar a promoção do seu trabalho, transformando o seu ateliê em uma loja não exclusiva a bonecas de bordados personalizados, mas também incluir outras ofertas.

“Pretendo continuar com modelos mais atuais e diversificar a oferta, como criar chaveiros e outros acessórios relacionados a essa arte”, conclui.

Por: Tiana Silva

PUB

PUB

PUB

To Top