PUB

Boa Vista

Há mais de 100 trabalhadores à espera da reabertura do Hotel Royal Horizon

Trabalhadores do hotel Royal Horizon, na Boa Vista, manifestaram-se hoje naquela ilha para reivindicar os seus direitos laborais. É que após a pandemia o hotel ainda não reabriu as portas, pelo que os trabalhadores apelam à direcção que decida o seu futuro. Ou que reabram as portas, ou que rescindam os contratos, com indemnizações e reponham a segurança social.

Osvaldo Lima,representante do Sindicato da Indústria, Comércio e Turismo (Sicotur) na Boa Vista, explicou à Inforpress que este grupo de trabalhadores decidiu organizar a manifestação para tentar demonstrar o seu descontentamento com a situação que se arrasta desde Abril de 2019, início da pandemia.

É que desde então os trabalhadores estão em casa no processo de lay off, inicialmente, com 70%, e desde início deste ano, com 50% do salário.

“Há uma média de mais de cem trabalhadores à espera da reabertura do hotel. Até então não há nenhum feedback da direcção do hotel”, garantiu esse sindicalista.

Lima defende que, à semelhança de outros empreendimentos hoteleiros, também este já podia ter reaberto ou integrado aos poucos os funcionários.

Suposto abrir em JunhoEssa fonte avança ainda que houve uma tentativa de negociação entre a direcção do hotel e uma comissão de trabalhadores criada para este fim, mas que não chegaram a um acordo.

A direcção informou, inicialmente, que os 50% do salário vigoraria até Junho e que, após a essa data, abririam o hotel, o que não aconteceu e já estamos em Agosto. Por isso, decidiram partir para esta forma de luta.“Estamos descontentes com o desprezo que estamos a sofrer por parte da direcção do hotel devido aos 50% do salário, e tendo em conta o contexto socioeconómico não chega, sequer, para as despesas básicas”, afirmou Inusa Barry, técnico de manutenção que trabalha há três anos no hotel.“Já não conseguimos aguentar com o salário que recebemos de momento”, acrescentou. 

Sem cobertura de INPS

Segundo a mesma, estão sem cobertura da segurança social desde o mês de Dezembro.Esta manifestação é, por isso, uma tentativa para pedir “sobretudo ao Estado” para verem o que podem fazer pelos trabalhadores deste hotel. 

Isto porque, como dizem, a vida está difícil. 

“Se antes viver com 70% do salário estava difícil, pior ainda com 50%”, concluiu o representante do Sicotur na Boa Vista.Osvaldo Lima avançou que, antes de partirem para outra decisão nesta luta pelos direitos laborais dos trabalhadores do hotel Royal Horizon pretendem, entretanto, aguardar por um feedback da direcção do hotel.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top