PUB

Fogo

São Filipe terá corporação de bombeiros semiprofissional em 2023 – autarquia 

O município de São Filipe no Fogo pode vir a ter uma corporação semiprofissional de bombeiros em 2023, anunciou hoje o presidente da câmara, Nuías Silva, no encerramento de uma formação de bombeiros.

A Câmara Municipal de São Filipe promete fazer “um esforço” para passar de gratificação mensal para um regime salarial e semiprofissionalizar a corporação de bombeiros do município. 

“Ainda não temos condições, não é por falta de vontade, de garantir um corpo profissional, mesmo em termos de equipamentos, mas podemos ter, a partir de 2023, um regime semiprofissional com permanência e desenvolver um conceito de quartel de bombeiros”, concretizou o autarca.

“Independentemente de haver apoio do Governo, a câmara vai melhorar as condições salariais dos bombeiros. Assim como está não pode continuar no próximo ano”, declarou Nuías Silva.

Profissionalizar

A edilidade embrou que câmara que dirige já faz um “esforço enorme” para pagar as gratificações, já que é a única na região que dá gratificação mensal, tendo começado com regime de chamada, passando para gratificação, e a partir do próximo ano, para o regime de salário e no futuro para um regime profissional.

Nuías Silva avançou ainda que será fixado um quadro de bombeiros, enquanto outros poderão passar a desempenhar outras funções, e que até ao fim do mandato pretende trabalhar a questão de fiscalização num corpo único, evoluindo depois para um corpo de polícia municipal.

O presidente da Câmara Municipal de São Filipe anunciou igualmente a disponibilização ao Serviço de Protecção Civil de uma embarcação de oito metros e com capacidade para deslocação à ilha Brava e aos Ilhéus.

C/ inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top