PUB

Cultura

“Catxupada” selecionada para Festival Internacional de Cinema Ambiental 

A curta metragem “Catxupada”, realizada por um grupo de alunos da Escola Básica de São Pedro, São Vicente, no âmbito da formação “Txiluf- Stop motion”, foi selecionada para a 28ª edição do festival internacional de cinema ambiental, CineEco, em Portugal.

A curta-metragem aborda o aumento da presença de plásticos nos mares e as consequência da entrada de micro-plásticos na cadeia alimentar.

Os alunos quiseram mostra como a Cachupa, prato típico de Cabo Verde, sofreu também alterações nos seus ingredientes.

O material foi selecionado para o mais antigo festival de cinema português dedicado ao ambiente, que entre os dias 8 e 15 de Outubro, completa a sua 28º Edição.

Literacia do oceano

O projeto “TXILUF!” define como objectivo principal aumentar os níveis de literacia do oceano nas escolas básicas e capacitar os alunos com a técnica de cinema de animação Stop Motion.

A iniciativa já percorreu várias escolas básicas entre as Ilha de Santo Antão e São Vicente: S. Pedro e Salamansa, Chã de Alecrim, Ribeira Bote, Ribeirinha, Calhau e Ribeira de Calhau. 

Na ilha de Santo Antão beneficiou as escolas do Vale do Paul, perfazendo um total de 136 beneficiários directos (alunos das escolas básicas atosaos 10 anos).

Desde 2019, que o projetcto “TXILUF!”integra o programa do Cabo Verde Ocean Week.

PUB

PUB

PUB

To Top