PUB

Cultura

Zul Alves apresenta hoje “Buska”, o seu primeiro trabalho discográfico

Zul Alves é o nome artístico de Zuleica Carvalho, cantora que se lança no mercado com o seu primeiro álbum, “Buska”. O disco é  apresentado hoje, quinta-feira, 01 de Setembro, em concerto no Auditório Nacional. Este trabalho traz uma fusão do tradicional com tendências actuais, a partir de composições de grandes nomes da música cabo-verdiana.

“Buska” é o primeiro álbum de Zul Alves. Chega acompanhado de uma nova identidade artística e resulta, precisamente, de uma procura pela sua identidade musical e pelo caminho que pretende desenhar no panorama artístico cabo-verdiano.

O álbum, segundo Zul Alves, está composto por músicas tradicionais, composições de pessoas que deram um “grande contributo” para a música de Cabo Verde, como são os casos de Orlando Pantera, Paulino Vieira, Zezé di Nha Reinalda, entre outros.

“Trabalhamos alguns temas e trouxemos com uma nova roupagem, com novas tendências musicais, que resulta em uma fusão de músicas tradicionais e músicas modernas, especialmente o pop”, explica a artista ao A NAÇÃO.

Cativar camada jovem 

O diferencial, segundo diz, está numa nova dinâmica empreendida no projecto, e que tem como objectivo cativar a camada mais jovem, que está mais inclinada a estilos contemporâneos.

“Assim como eu, que sou fã de músicas tradicionais, mas também gosto da música moderna”, diz Zul Alves, adiantando, ainda assim, que o álbum engloba quase todos os estilos tradicionais, desde a morna, mazurka, batuque até o colá sanjon.

São, no total, dez faixas, sendo uma delas uma composição original, que aliás dá nome ao álbum, fala sobre o processo criativo do projecto e retrata um trabalho colectivo com os seus companheiros de banda.

“Todos estávamos em busca de alguma coisa. Eu estava em busca da minha identidade musical, da minha musicalidade e do que queria transmitir para as pessoas”, indica.

Perfil

Zul Alves canta desde criança, mas foi há dois anos que assumiu a música como a sua profissão e forma de vida, tempo durante o qual veio trabalhando no seu primeiro álbum.

Zul, que vem de Zuleica, também é azul, sua cor preferida, e luz, quando escrita de trás para a frente. “É a luz que quero transmitir para a música tradicional de Cabo Verde”, sintetiza.

O concerto de lançamento oficial do álbum acontece no próximo dia 01 de Setembro, no Auditório Nacional. Até lá, a artista prevê ter lançado, no Youtube, alguns videoclipes de músicas que integram o álbum. O disco completo também estará disponível nas plataformas digitais no dia 30 de Agosto.

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 782, de 25 de Agosto de 2022

PUB

PUB

PUB

To Top