PUB

Cultura

Para ver até amanhã: Hélder Cardoso encerra ciclo com “O Artista”

Se está na Praia e ainda não tem planos para o fim de semana, tem até amanhã, domingo,4, para visitar a exposição “O Artista”, de Hélder Cardoso, que está patente no primeiro piso do Praia Shopping. Trata-se de uma colecção de obras de arte em homenagem aos artistas e aos criadores, inspirada na forma como o próprio artista vê o mundo e a sua entrega perante a arte.

Ainspiração para esta amostra, segundo disse ao A NAÇÃO, surgiu após contacto com o espólio do
músico e compositor Orlando Pantera.

“Pude perceber a relação do músico com a sua arte, algo bastante genuíno. O que mais me chamou a atenção e que, de certa forma, me identifiquei, foi a entrega de Orlando Pantera perante as suas criações, da mesma forma que o artista se entrega às artes plásticas”, descreve.

A exposição é, por isso, uma homenagem a todos os artistas, cuja ideia surge, também, após uma “reflexão” sobre a situação vivida pela classe durante o período da pandemia.

“Muitos foram criticados ou até descartados perante a situação de emergência que nos encontrávamos. Entretanto, os artistas sempre estiveram presentes, com a sua arte, mostrando-se solidários, mas, acima de tudo, resilientes. Tudo pelo amor e entrega à arte”, defendeu.

Para além do trabalho de Hélder Cardoso, o artista convidou outros criadores, de diferentes
áreas, para em conjunto criarem uma obra.

São eles Tutu Sousa (artista plástico), Gilson Rodrigues (fotógrafo), Edson Garcia (artista plástico), Ana Lisboa (Make Up Artist) e Tu (Oleiro/ceramista).

A colecção integra assim 19 peças, das quais 11 pinturas em tela, uma colagem e pintura, três pinturas em pratos de barro dois vasos de barro, uma tampa de bidão pintada e um cubo de madeira pintado.

Um novo ciclo na arte urbana

Conforme confidenciou ao A NAÇÃO, esta amostra marca o encerramento de um ciclo, num momento em que se prepara para uma temporada mais voltada à arte urbana, com um projecto na sua terra natal, Santa Cruz.

“Tenho um projecto que se chama Santa Cruz Arte Week, um evento que venho realizando há três anos no município e, de agora até, pelo menos o próximo ano, vou estar focado neste trabalho”, diz.

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 783, de 01 de Setembro de 2022

PUB

PUB

PUB

To Top