PUB

Desporto

Boxe: Federação e IDJ com versões contraditórias sobre verbas para Campeonato Africano 

A Federação Cabo-verdiana de Boxe diz ter recebido do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) uma verba de 500 contos para a participação de Cabo Verde no Campeonato Africano de Boxe, o que considera irrisório. Por sua vez, o IDJ desmente a Federação e reforça que a verba atribuída é de 1500 contos. O campeonato começa hoje em Moçambique.

Contactado pelo A Nação Online, o presidente da Federação Cabo-Verdiana de Boxe, Manuel Monteiro, confirmou ter recebido 500 contos, na tarde de segunda-feira do IDJ, para a participação de Cabo Verde no Campeonato de África. Quantia considerada insuficiente, por esta Federação, que orçamenta a participação em dois mil contos.

Confrontado com esta alegada verba, via telefone pelo A NAÇÃO, o IDJ, na pessoa do administrador Graciano Sena, desmentiu a Federação. Segundo esta fonte, o IDJ atribuiu mil contos, em Julho, à Federação de Boxe para a realização do evento “Diáspora em Casa”, que “não chegou a se realizar”, remetendo o valor para a participação de Cabo Verde no Campeonato Africano de Boxe.

“Segunda-feira, à tarde, nós transferimos mais 500 contos para complementar os mil contos já atribuídos em julho e que não foram usados com o evento. Não é verdade que receberam só 500 contos. Dizer aos atletas que não há verbas isso não é correto”, reagiu ao nosso jornal.

“Federação com dívidas” 

Graciano Sena explica, contudo, que foi avisado que a Federação tinha dívidas por pagar, entre outras despesas, o que poderia justificar o uso dos mil contos, mas, como aponta, o IDJ continua à espera das faturas para justificar os gastos e analisar a possibilidade de conseguir novas verbas para o campeonato.

“A única forma que temos de solicitar uma nova transferência é só quando a Federação apresentar as justificativas e as faturas que justificam o uso dos mil contos. Sem estes documentos não podemos fazer nada”, explica.

“Trabalho contínuo”

O nosso online, visando a transparência dos factos, voltou a contactar via telefone, o presidente da Federação de Boxe, Manuel Monteiro, sobre os alegados mil contos transferidos em julho, e que seriam usados, agora, como verba para o Campeonato Africano de Boxe.

O mesmo reagiu, em poucas palavras, alegando que a Federação sabe que “os mil contos fazem parte de um trabalho contínuo”, disse, apelando a mais “maturidade” por parte da Federação.

Entretanto, recorde-se que esta polémica foi despoletada depois que dois atletas internacionais de boxe, David Pina e Nancy Noreira, recorreram no passado fim de semana, às redes sociais, para se a queixarem falta de apoios por parte do IDJ, para o Campeonato Africano da modalidade, que arranca hoje em Moçambique e a pedirem apoio das pessoas para a participação na competição.

Entretanto A NAÇÃO tentou saber junto da Federação de Boxe, afinal se ou atletas vão ou não participar e em que circunstâncias, nas sem sucesso.

PUB

PUB

PUB

To Top