PUB

Cultura

Mariza Maocha, uma jovem que persegue o sonho da música

Mariza Maocha é natural da Brava e reside em Santo Antão, tem 21 anos, é universitária e cantora. Desde muito cedo mostra para o que veio no mundo da música.

Já participou em concursos de música como vozes infantis, venceu o concurso Inter- liceu em Santo Antão e conquistou em 2019 o terceiro lugar no concurso Todo Mundo Canta Nacional.

Actualmente, é uma das integrantes da banda “Young Talent”, em Porto Novo, Santo Antão, com foco na sensibilização ambiental através da música.

Além do estilo tradicional, Mariza se aventura em vários outros géneros musicais, sem conseguir eleger um de eleição. 

Talento nato

Apesar do talento nato, que diz ter herdado do pai, a jovem já pensou em desistir da música.

”Confesso que muitas vezes pensei em desistir devido a algumas dificuldades, mas quando olho para as minhas conquistas e também pela minha torcida e pelas palavras positivas e de incentivo, fico orgulhosa e com vontade de continuar”, diz ao A NAÇÃO.

Segundo conta, há falta de oportunidades no ramo da música em Cabo Verde, pelo facto das pessoas “não verem” a música como profissão. “É preciso sair fora do país para conseguir atingir os objetivos na música”, elucida.

Mais escolas de música

“Em Cabo Verde, por exemplo, nem todos os concelhos têm escolas de música ou alguém que nos oriente e isto é uma das grandes dificuldades que enfrentamos e que, muitas vezes, nos impede de crescer e aprimorar no mundo da música”, exemplifica.

Contudo, apesar das limitações, Mariza não deixa com que as dificuldades ofusquem o talento que possui, estando cada vez mais motivada a seguir carreira e a fazer da música o sonho que se transforma em realidade. 

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 785, de 15 de Setembro de 2022

PUB

PUB

PUB

To Top