PUB

Talento

Jovens pela Paz, um movimento que combate a violência nos bairros da capital

O Movimento Jovens pela Paz (JXP) é um movimento mundial, nascido no seio da comunidade Sant’Egídio, em Itália, conhecido pela promoção da paz e mediação de conflitos e cultura de encontros e fraternidade. Em Cabo Verde, também já é uma realidade e o movimento vem trabalhando no desenvolvimento das comunidades na capital.

Na cidade da Praia, a comunidade começou a ganhar corpo em 2001 e o movimento JxP formalizou-se em 2013, com a realização da Escola da Paz, em bairros como Safende, Ponta d’Água e Achada Santo António.

“A necessidade de um lugar onde aprender a cultivar a paz e a convivência, num mundo cada vez mais urbanizado, complexo e muitas vezes conflituoso é cada vez maior”, fundamentou o grupo, cujo objectivo é de multiplicar as energias para educar as gerações mais jovens a respeitar a vida humana e rejeitar a violência.

Valores

“A Escola da Paz, por exemplo, oferece aos mais pequenos a oportunidade de aprender a crescer junto com os outros, sem preconceitos e hostilidades”, garante a organização.

Em alternativa ao caminho e repetição de “modelos agressivos”, a mesma oferece às crianças e jovens actividades educativas e dinâmicas promovendo intercâmbios, com o objetivo de difundir uma cultura voltada para a diversidade.

Nos últimos anos, o Movimento Jovens pela Paz tem desenvolvido projectos valorizando a terceira idade, de forma a incentivar o envelhecimento saudável, com a iniciativa “Viva os Idosos”.

Direitos Humanos não vão de férias  

“Os Direitos Humanos Não Vão de Férias” é outra iniciativa, que tem vindo a promover o conhecimento da declaração dos direitos humanos, sensibilizando as pessoas a conhecer os seus direitos e deveres, para melhor promover a paz na sociedade.

Outra iniciativa refere-se ao projecto “Praia Mesti Paz” um dos mais recentes, que têm lutado contra a corrente da violência na capital do país, promovendo a cultura da Paz, por via da sensibilização e prevenção junto das comunidades.

“Cultivar a Paz Sempre” é lema deste movimento de jovens, que atualmente agrega, no seu núcleo, cerca de duas dezenas de jovens.

PUB

PUB

PUB

To Top