PUB

Educação

Praia: Escola Básica Eugénio Tavares ganha biblioteca para promover leitura e escrita

 

A Escola Básica Eugénio Tavares, sita em Achada Santo António, Cidade da Praia, está agora apetrechada com uma biblioteca escolar, oferecida pelo professor Hélder Duarte, e resultante do seu projeto para a obtenção do grau de mestre em Administração Escolar e Supervisão Pedagógica. A iniciativa surgiu após o promotor realizar um estágio na referida escola e identificar dificuldades de leitura e escrita.

A biblioteca, denominada “Ler e crescer: quem lê aprende, imagina e viaja” foi entregue esta quarta-feira, 21, pelo promotor Hélder Duarte.

Segundo explicou ao A Nação, a ideia surgiu aquando da realização de um estágio no estabelecimento de ensino, após constatar que muitos alunos tinham problemas de leitura, de compreensão, de escrita e na escuta ativa e expressão das suas ideias e sentimentos.

“Ao constatar que a escola não possuía uma biblioteca escolar, decidi dar o meu contributo com esse projeto, tendo como objetivo fundamental alavancar o sucesso no processo ensino-aprendizagem através da montagem de uma biblioteca escolar”, explicou.

Atenuar dificuldades

O professor espera, com a nova dinâmica, “atenuar as dificuldades em leitura e escrita e preparar os alunos e professores para enfrentar os desafios que a sociedade tecnológica em que se vive nos impõe, estimulando-os a serem pesquisadores e a usar com destreza as tecnologias de informação e da internet, como ferramentas de acesso, produção e comunicação de informação e recurso de aprendizagem”.

Segundo explicou, o projecto enquadra-se no âmbito do seu projeto de intervenção para obtenção do grau de mestre e serviu de base para o mestrado em Administração Escolar e Supervisão Pedagógica

Para a operacionalização da biblioteca, foi reabilitada uma antiga sala de aula, adquiridos equipamentos mobiliários e acervos bibliográficos e informáticos, para além da formação de professores do primeiro ciclo e actividades de dinamização com os alunos da escola.

Equipamentos disponíveis

A biblioteca está apetrechada com três computadores portáteis para dar suporte a pesquisas, leituras na plataforma digital e instrumentos para futuros trabalhos académicos.

Compõe ainda um computador para o bibliotecário gerir visitas e empréstimos, uma data Show, um bebedouro para os usuários, um Smart tv de 55 polegadas para ajudar nas aulas interativas e com acesso a internet banda larga e quatro estantes com mais de 500 livros.

O início de um projecto maior

Helder Duarte garante que a montagem da biblioteca escolar na Escola Eugénio Tavares é apenas o início do projeto, uma vez que já prevê iniciativas semelhantes nas escolas básicas Lucília Freitas e Narciso Ramalho, nos concelhos do Tarrafal e Ribeira Brava, respectivamente, na ilha de São Nicolau, bem como uma outra na Cidade da Praia.

“De momento ainda estamos a trabalhar na criação da nossa página nas redes sociais e criação de uma plataforma para a leitura, com abertura de possivelmente 600 títulos e distribuídas em várias áreas do saber”, anunciou o promotor.

A implementação da biblioteca escolar na Escola Eugénio Tavares, frisou, contou com a parceria da Cooperação Portuguesa, do ministério das Finanças, do NOSi, da Emprofac, da Garantia Seguros, do Gabinete do Primeiro Ministro, da Presidência da República, do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e Ministério do Mar, da Biblioteca Nacional e da Novalac.

PUB

PUB

PUB

To Top