PUB

Cultura

Praia acolhe X Encontro de Escritores de Língua Portuguesa

A cidade da Praia acolhe, de 6 a 8 de Outubro, o X Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP), este ano sob o tema “Insularidade Universalidade na Literatura”. O evento reúne escritores e investigadores de todos os países da lusofonia.

Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal da Praia (CMP) e da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), em parceria com a Academia Cabo-verdiana de Letras (ACL), a Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA) e a Empresa de Mobilidade e Estacionamento da Praia (EMEP).

Na apresentação do programa, o vereador da Cultura e Economia Criativa da CMP, Jorge Garcia, adiantou que o X Encontro pretende contribuir para o diálogo e o enriquecimento recíproco entre os escritores cabo-verdianos e as diferentes literaturas de expressão em Língua Portuguesa.

Prémio e apresentação de obras

Segundo Jorge Garcia, o encontro será palco, igualmente, da divulgação do prémio de revelação literária UCCLA – Câmara Municipal de Lisboa, com apresentação de duas obras premiadas em 2022 – a “Caligrafia”, poesia de Alexandre Assine e “Três dias em Fevereiro”, romance de Ricardo Ferreira de Almeida.

Durante os três dias de actividades, os presentes vão abordar temas relevantes, nomeadamente, “Literatura, insularidade e universalidade”, “Literatura e Sociedade – Inclusão e Património”, “Vozes Femininas na Literatura – Insularidade e Universalidade”, “Políticas e temáticas da literatura Contemporânea e Lusófona”, entre outros.

À margem deste encontro, acontecem outras actividades, desde visitas a escolas, Feira do livro, apresentação de revista “Novas Letras: Homenagens a Oswaldo Osório, Teobaldo Virgínio, Dina Salústio e Manuel Lopes”.

Escritores participantes

Dentre os escritores cabo-verdianos, vão estar presentes neste evento Augusta Teixeira, Fátima Fernandes, Manuel Veiga, Hermínia Curado, Elisangela Rocha, Daniel Medina, Dina Salústio, Vera Duarte, Andreia Mosso, João Lopes Filho, Madalena Neves, Manuel Brito Semedo, Germano Almeida, Jorge Carlos Fonseca e José Luís Tavares.

A nível internacional do programa constam os nomes de José Eduardo Agualusa e Lopito Feijó (Angola); Alexandre Assine e Domício Proença Filho (participação online -Brasil); Tony Tcheca (Guiné Bissau), Sheilla Kan e Ungulani Baba Kossa e Mia Couto (Moçambique); Ricardo de Almeida, Inês Barata Rapouso e Valter Hugo Mãe (Portugal), Inocência Mata (São Tomé e Príncipe); e Luís Cardoso (Timor-Leste).

PUB

PUB

PUB

To Top