PUB

Política

Governo condena golpe de Estado no Burkina Faso

O Governo de Cabo Verde condenou hoje o golpe de Estado perpetrado no Burkina Faso, no passado 30 de setembro, e apelou às autoridades a evitarem uma eventual escalada de violência e privilegiar o diálogo.

Cabo Verde reitera a sua firme condenação de qualquer ato de tomada de poder pela força e sublinha a necessidade de as autoridades militares respeitarem o cronograma de transição, aprovado pela Cimeira da CEDEAO de 3 de julho do corrente ano, o qual prevê o regresso à ordem constitucional até ao dia 1 de julho de 2024”, posicionou-se o Governo, em nota de imprensa, divulgada esta segunda-feira.

Ademais, o Executivo cabo-verdiano apela às autoridades no sentido de tudo fazerem para evitar uma eventual escalada de violência e privilegiar a via do diálogo para solucionar os diferendos que existam.

Estabilidade

Isto, segundo disse, para que o Burkina Faso possa recuperar a estabilidade tão necessária aos esforços para garantir segurança às populações.

O Burkina Faso enfrentou, este sábado, o segundo golpe de estado sofrido este ano.

Militares liderados por Ibrahim Traoré alegam que Paul-Henri Damiba falhou no combate aos ataques jihadistas no país.

Em janeiro, Damiba assumiu a liderança do país de 16 milhões de habitantes, após acusar o presidente eleito Roch Marc Christian Kabore de não conseguir derrotar os jihadistas.

PUB

PUB

PUB

To Top