PUB

Saúde

Saúde mental: Estudo confirma agravamento de casos de depressão na pandemia

O estudo sobre o “Impactos da covid-19 na saúde mental da população cabo-verdiana”, apresentado esta segunda-feira, pelo Instituto Nacional da Saúde Pública, confirmou as suspeitas de agravamento da situação da doença, pelo aumento de casos de depressão. As mulheres foram as mais afectadas.

Os dados foram apresentados pela presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Lima, à margem de um workshop sobre a saúde mental, para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental.

“Tivemos situações de doentes que referiram que houve um agravamento da situação da doença, aumentou o número de depressão, de pessoas que reforçaram a medicação e houve pessoas que não estavam a tomar medicação e começaram a recebê-la, tanto por ansiedade, como por depressão”, apontou.

Mulheres mais sensíveis

De entre outros resultados, o estudo revelou que as mulheres foram as mais sensíveis em termos de problemas de saúde mental.

O ‘stress’ pós-traumático e a fadiga física também foram referenciados.

“As mulheres tiveram duas vezes mais chances de terem alguma questão relacionada com a saúde mental comparado com os homens”, realçou, salientando que, no que toca aos impactos na família, “felizmente que a grande maioria informou que teve e deu algum suporte social aos familiares que estiveram afectados”.

Relatório mais aprofundado

Pela abrangência do estudo, Maria da Luz Lima indicou que esses são os resultados preliminares, apresentados de forma resumida, pelo que, segundo disse, um relatório mais aprofundado será dado a conhecer posteriormente.

A pesquisa, de âmbito nacional, abordou factores como a depressão, ansiedade, stress pós-traumático, a forma de lidar com a pandemia, os principais receios que as pessoas tiveram.

Os dados foram recolhidos no ano de 2021, por uma equipa multidisciplinar, composta por investigadores do INSP, da Direcção Nacional da Saúde, da Universidade de Cabo Verde, da Universidade Jean Piaget e com o suporte técnico do Instituto Nacional de Estatística, da OMS e da Organização Oeste Africana da Saúde.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top