PUB

Educação

Mindelo: Professor reclama dívida de mais de 400 contos da Uni-Piaget

Um ex-docente da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, que esteve afecto ao Pólo do Mindelo, está a reclamar o pagamento de uma dívida que ascende a 400 mil escudos, referente, segundo diz, a aulas entre o segundo semestre do ano lectivo 2018/19 e primeiro semestre do ano 2021/22. O mesmo diz-se agastado com os incumprimentos da universidade e da falta de comunicação. Contactada, a Uni-Piaget não quis se pronunciar. 

O docente, que preferiu se manter em anonimato, diz que lecionou no Pólo do Mindelo da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde (Uni-Piaget), em regime de prestação de serviço, entre o segundo semestre do ano lectivo 2018/19, até o primeiro semestre de 2021/22, período em que a dívida veio se acumulando.

Para quitar a dívida, chegou a um acordo com a Universidade, que fez um plano de pagamento para o período entre 2018 a 2020.

Entretanto, após denúncia, após pagar “algumas prestações”, a instituição teria deixado de cumprir as suas obrigações.

Agastado com a situação

Neste momento, diz-se agastado com a falta de comunicação entre as partes, já que, conforme relata, tem tentado resolver a situação através da troca de emails, mas que, desde julho, não recebeu nenhum feedback.

“O último contacto foi em julho de 2022. Tenho tentado falar com eles, inclusive para atualização do plano de pagamento, no sentido de incluir os valores entre 2020, até o primeiro semestre de 2022, mas sem sucesso”, revela o docente.

A nossa fonte diz ainda que, assim como ele, “muito provavelmente” há outros docentes a enfrentar a mesma situação de dívidas, e que, no seu caso, o cenário tem deixado alguns alunos sem aulas, por falta de professor.

Sem outra solução, procurou a comunicação social para expor o problema, garantindo que pretende, se necessário for, recorrer a meios jurídicos para receber o pagamento pelo serviço prestado durante esses anos.

Uni-Piaget promete se pronunciar

O A Nação online entrou em contacto com a sede da Universidade Jean Piaget, na Cidade da Praia, que disse não poder comentar sobre o caso em específico, já que o queixoso se manteve em anonimato.

Entretanto, prometeu emitir, esta semana, um comunicado a abordar a situação da universidade, de forma global, incluindo, segundo disse, os constrangimentos que as dívidas dos alunos têm implicado à gestão da instituição de ensino.

Desta forma, este jornal mantém-se disponível para ouvir a instituição e dar seguimento ao assunto.

PUB

PUB

PUB

To Top